VOCÊ ESTÁ LENDO

Blumenau é a Capital Brasileira da Cerveja

Blumenau é a Capital Brasileira da Cerveja

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau.

De 3 a 10 de março dois grandes eventos cervejeiros movimentam a região

Por Nadya Milano

Blumenau recebeu em março de 2017 o título de Capital Brasileira da Cerveja. Porém, já era reconhecida anteriormente pelo mercado como tal. O município, que conta atualmente com centenas de produtores artesanais de cerveja, movimenta a cadeia produtiva com eventos de pequeno, médio e grande porte. Serve de palco para o Festival Brasileiro da Cerveja, o maior da América Latina, o Concurso Brasileiro da Cerveja, o segundo maior do mundo em número de amostras, a Rota Turística Vale da Cerveja, que garante turismo na cidade o ano todo, a Escola Superior de Cerveja e Malte, única da América do Sul, além da famosa Oktoberfest, a maior festa alemã da América do Sul. Eventos que proporcionam desenvolvimento econômico não só para a cidade como para todo o estado de Santa Catarina.

Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau

O Concurso Brasileiro de Cervejas deste ano recebeu 2.589 amostras, contra 2.034 do ano passado, e o número de cervejarias passou de 332 em 2017 para 475 em 2018. Das 679 cervejarias inscritas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 70% inscreveram rótulos no concurso deste ano. O segundo maior evento do mundo em quantidade de amostras chega à sua 6ª edição registrando um novo recorde, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. Foi necessário investir na infraestrutura e ampliar em 50% a câmara fria, para armazenar amostras. O ambiente onde ficam os 86 jurados, do Brasil e do exterior, também ganhou mais espaço. Muitos dos rótulos que participarão do concurso também estarão presentes no Festival Brasileiro da Cerveja. “O grande número de inscrições demonstra o respeito, a importância e a credibilidade que o Concurso Brasileiro de Cervejas conquistou perante o setor. O crescimento acima de 40% no número de cervejas e cervejarias é um sinal de que estamos atendendo com eficiência o mercado cervejeiro”, declarou o presidente do Parque Vila Germânica e Secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck. O Concurso Brasileiro de Cervejas acontece no Parque Vila Germânica, de 3 a 5 de março, com cerimônia de premiação marcada para o dia 6.

Festival Brasileiro da Cerveja completa 10 anos em 2018

O evento cervejeiro de maior prestígio no país, e o maior da América Latina, está completando 10 anos e, desde sua primeira edição, vem acumulando conquistas e excelentes resultados. A cada ano os organizadores buscam aumentar a difusão e o interesse do público na aquisição de conhecimento e conteúdo sobre o universo da cerveja. Em 2018 o Festival Brasileiro da Cerveja contará com mais de 800 rótulos, comercializados em cerca de 130 estandes. Dentre as mais de 300 cervejarias inscritas no evento, 13 são do Vale da Cerveja. O total de inscritos do Vale representa 18% das cervejarias da microrregião de Blumenau, que contempla não só a sede do evento, mas também municípios vizinhos. O Festival Brasileiro da Cerveja reúne as principais cervejarias do país, os melhores sabores, aromas e harmonizações. E, além da cerveja tem muito mais! Há uma grande variedade de opções gastronômicas, capazes de harmonizar com os diferentes tipos de cerveja. Esse assunto, inclusive, será tema de uma das palestras dentro do evento, o Beer Pairing. Muitas atrações musicais completam a festa que acontece de 7 a 10 de março, nos Setores 1 e 2 da Vila Germânica.

Feira Brasileira da Cerveja em Blumenau

Paralelamente ao Festival, acontece a Feira Brasileira da Cerveja. Voltada exclusivamente para profissionais do setor, reúne empresas de todas as partes do território brasileiro e tem por objetivo a integração desse rico mercado. É um importante evento que oferece o que há de melhor em equipamentos, maquinário, insumos, produtos, tecnologia e serviços voltados ao segmento. Este ano Blumenau dará mais um passo para internacionalização de um dos principais eventos voltados ao mercado cervejeiro, em parceria com a NürnbergMesse, empresa que está entre as maiores promotoras de eventos mundiais, a Feira Brasileira da Cerveja, irá receber pela primeira vez expositores estrangeiros. Uma excelente oportunidade para ficar por dentro das novidades do mercado cervejeiro e fechar bons negócios. A Feira Brasileira da Cerveja acontece de 7 a 9 de março de 2018, das 14 h às 21h, no Setor 3 da Vila Germânica.

O Vale da Cerveja

Antes ou depois do Concurso e do Festival Brasileiro da Cerveja reserve alguns dias para visitar as rotinas da região e viver uma experiência diferente. Entretenimento, visitas às cervejarias, museus, passeios por comércios do Vale Europeu, degustação da gastronomia típica, e até uma instituição de ensino voltada para a bebida fazem desse passeio pelo Vale da Cerveja. Os trajetos preveem passeios pelas cervejarias de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Pomerode, Timbó, entre outros, com percursos flexíveis que podem ser adequados de acordo com os interesses dos turistas.

Participe do maior encontro de cervejeiros das Américas: Clique Aqui


Journalist and Tv Host

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »