VOCÊ ESTÁ LENDO

Felicidade tem endereço

Felicidade tem endereço

O Butão se autodenomina o país mais feliz do mundo, e conquistou alguns fãs ao criar o índice Felicidade Interna Bruta, que se opõe ao conceito capitalista de acúmulo de riqueza material, tornando a paz espiritual e o amor ao próximo as principais moedas locais. Na África, com destaque para o período da Copa do Mundo em 2010, nas mais distantes fronteiras, o que se via era a alegria de um povo que vibrava da maneira mais expressiva, na forma da dança repleta de molejo, no som ácido de suas vuvuzelas. Pensar no Brasil sem o sorriso da baiana, sem a vibração a cada nova partida no grande Maracanã ou esquecer a animação desmedida do carnaval, é, antes de tudo, descrever um solo brasileiro que sem esta alegria, não existe. É fato que essa tal felicidade é um sentimento relativo, contudo, como diria Vinícius de Moraes, é melhor ser alegre que ser triste, desta forma por que não descobrir quais são as nações mais felizes do mundo? A partir de fontes como a Forbes e os institutos Legatum e World Gallup, que analisaram a qualidade de vida de mais de 150 países, você aprecia agora dez endereços certos de felicidade, e o melhor: quais são as opções que cada um oferece para tornar sua estadia memorável!

1.NORUEGA, VEJA O SOL DA MEIA-NOITE
Onde mora a felicidade: a cidade com melhor infraestrutura é a capital Oslo
Cereja do bolo: confira o sol da meia-noite, um fenômeno natural que acontece durante a temporada de verão e que garante dias e noites sempre iluminados
Coloque no roteiro: conhecer o Vigelandsparken Sculpture Park, que concentra 212 esculturas de Gustav Vigeland, o Viking Ship Museum, que conserva dois barcos vikings do século 9, e a igreja de Aker.
Made in: os festivais locais Holmenkollen FIS World Cup Nordic, National Music Day e o Oslo Culture Night convidam a voltar uma vez mais à Noruega.

2.DINAMARCA, MUITAS E MUITAS VOLTAS DE BIKE
Onde mora a felicidade: além da capital Copenhague, outras cidades de interesse são Bornholm, Funen e a ilha de Zelândia.
Cereja do bolo: é passear de bicicleta à moda dinamarquesa, já que os ciclistas no país tem muito espaço nas vias públicas.
Coloque no roteiro: o Palácio Amalienborg, o Palácio Fredensborg e a Strøget, rua que concentra a agitação de Copenhague, a estátua da Pequena Sereia, em Langelinje, e o Museu Pré-Histórico, em Moesgård, onde há uma pedra com a imagem de Jesus Cristo e decoração viking.
Made in: eleito algumas vezes o melhor restaurante do mundo, o Noma te aguarda!

3.AUSTRÁLIA, ÓPERA E CANGURUS
Onde mora a felicidade: Sidney, Melbourne, Brisbane, Perth, Camberra e Adelaide residem como pontos de grande interesse.
Cereja do bolo: vivenciar a cultura aborígene, conhecer o Outback e ver um canguru de perto.
Coloque no roteiro: o Sidney Opera House, o Royal Exhibition Building, as praias de Perth, os Doze Apóstolos, na Great Ocean Road, a Grande Barreira de Corais, e os zoológicos onde possa ver cangurus e coalas.
Made in: o respeito a cultura aborígene e os típicos carneiro assado com molho de menta e vinagre e a Vegemite, uma pasta para passar no pão, devem ser conferidos.

4.NOVA ZELÂNDIA, 100% AVENTURA
Onde mora a felicidade: explore as possibilidades naturais e urbanas de Auckland, Wellington, Queenstown e Christchurch.
Cereja do bolo: praticar esportes de aventura, como rafting e trekking, nos arredores e conhecer os campos em Queenstown que serviram de cenário para a trilogia O Senhor dos Anéis são experiências imperdíveis.
Coloque no roteiro: passar pelo Monte Cook, pela Sky Tower e pelo fiorde de Milford Sound
Made in: a valorização a cultura maori é muito importante e se propaga por meio da haga, uma dança típica.

5.SUÉCIA, GELO AMIGO
Onde mora a felicidade: a animação se concentra na capital Estocolmo, mas vale esticar até as cidades de Gotemburgo e Malmö.
Cereja do bolo: a Suécia possui 14 patrimônios tombados pela Unesco, além disso, em Jukkasjärvi está o famoso Ice Hotel e em Riksgränsen você aproveita as manobras do esqui.
Coloque no roteiro: a experiência de ficar diante de uma escultura feita por Picasso em Kristinehamn, visitar a casa do renomado pintor Carl Larsson e sentir-se um verdadeiro rei no Castelo Kalmar, dono de uma vista inacreditável.
Made in: o sabor da lagosta sueca é incomparável e não deixe de experimentar o strömming, um tipo de arenque.

6.CANADÁ, TERRA DA FOLHA DE BORDO
Onde mora a felicidade: você encontra diferentes versões do Canadá visitando Vancouver, Quebec e Ontário.
Cereja do bolo: a vista surpreendente das águas da Niagara Falls, a vibe contagiante do Festival de Jazz de Montreal e o roteiro de compras em Quebec são bons motivos para não ficar em casa.
Coloque no roteiro: o deslumbre natural do Parque Nacional Jasper, a cultura aborígene, os traços das ruas da Velha Montreal, atravessar o país de trem e conferir Falésias de Fósseis Joggins.
Made in: a folha de bordo tornou-se o símbolo do país, outros exemplos bastante típicos do país são o poutine (com batatas fritas cobertas de coalhada fresca e molho) e o bacalhau local.

7.FINLÂNDIA, 180 MIL LAGOS CRISTALINOS
Onde mora a felicidade: Helsinque e Tampere são as maiores cidades finlandesas, onde estão as melhores opções de entretenimento.
Cereja do bolo: a Finlândia também conta com o fenômeno do sol da meia-noite, além de ser dona do maior arquipélago da Europa, ao concentrar cerca de 180 mil ilhas. Ainda na esfera natural, o país é consagrado com 187.888 lagos cristalinos, entre eles o Saimaa e o Pielinen.
Coloque no roteiro: conheça Observatory Café, a Catedral Tampere, o farol de Gustavsvärn, a Villa Sveden, a Bomba House e o Museu de História Natural.
Made in: é fácil encontrar um pouco de todas as culinárias, mas prove da local, experimentando os cogumelos, os peixes frescos e os vegetais orgânicos.

8.SUIÇA, AMADOS ALPES
Onde mora a felicidade: as principais cidades suíças são Genebra, Berna e Zurique.
Cereja do bolo: as fábricas de chocolate (Maestrani, Alprose, Chocolat Frey), queijarias (Queijaria Gotardo, Queijaria Tête de Moine, La Maison Du Gruyère) e relojoarias espalhadas por Genebra, Neuchâtel e Bienne são bons motivos para nunca esquecer a Suíça.
Coloque no roteiro: a experiência de pisar no The Chocolate Centre of Excellence, da Nestlé, conhecer a igreja da Montanha de Mario Botta, visitar o Castello di San Michele, percorrer Parque Natural Gruyère Pays-d’Enhaut e ver os Alpes e o Lago Toma, considerado a nascente do Reno.
Made in: esqueça qualquer dieta prove dos queijos suíços emmental, o gruyère e o sbrinz, bem como, do chocolate Carllier, considerado o melhor do mundo. Economize e traga o seu relógio Rolex.

9.HOLANDA, ONDE AS TULIPAS MORAM
Onde mora a felicidade: a capital Amsterdã reside como a cidade de maior interesse, contudo, vale a pena conhecer Roterdã e Haia.
Cereja do bolo: os campos de flores, com destaque para as tulipas, e a vida noturna e cultural de Amsterdã são experiências obrigatórias na Holanda.
Coloque no roteiro: não dispense conhecer a Casa de Anne Frank, os Canais de Amsterdã, o Begijnhof, o museu interativo Heineken Experience e o distrito Luz Vermelha.
Made in: os tamancos holandeses de madeira, as tulipas e as obras dos pintores Vang Gogh, Mondriaan e Rembrandt devem ser conferidos.

10.ESTADOS UNIDOS, AMERICAN WAY OF LIFE
Onde mora a felicidade: não há como pisar aqui sem passar por Nova York, Orlando, Las Vegas, Memphis, São Francisco e Miami.
Cereja do bolo: curtir as diferentes localidades à maneira americana, o que inclui comer cachorro-quente na rua, assistir a um jogo de basquete dos Lakers, tomar sol no Central Park, gritar nos parques da Disney e caminhar pela ponte Golden Gate Bridge.
Coloque no roteiro: uma passada obrigatória pelos mais famosos pontos turísticos americanos como a Estátua da Liberdade, teatros da Broadway, Walt Disney World, MOMA, o Grand Canyon, Rodeo Drive, Miami Beach, Aquário de Seattle e a Ilha de Alcatraz.
Made in: a coca-cola, a marca Nike, o sistema fast food, Tio Patinhas e o verdadeiro hambúrguer representam orgulhos locais.

Para saber mais:

Visit Europe www.visiteurope.com
Visit Australia www.visitaustralia.com
New Zealand www.newzealand.com
Visit USA www.visitusa.org
Visit Canada http://br.canada.travel

Foto: sxc.hu


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »