VOCÊ ESTÁ LENDO

Entrevista: o chef da seleção de Portugal

Entrevista: o chef da seleção de Portugal

No Brasil, para o lançamento de seu livro, O cozinheiro do Rei D. João VI, o chef da seleção de futebol de Portugal, Hélio Loureiro, concedeu uma rápida entrevista para a BTN, contando sobre suas preferências na gastronomia brasileira e o prato predileto do craque Cristiano Ronaldo. Chef premiado e autor de outras obras como Receitas para Vinho do Porto e À mesa com a nossa seleção, Loureiro já confirmou sua presença na Copa do Mundo, e segue um tour até o dia 28, pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Curitiba, promovendo o novo livro de ficção que mostra como um jovem cozinheiro conquistou o paladar e amizade de D. João VI, até se envolver numa conspiração.
Chefe HÈlio Loureiro
O chef Hélio Loureiro está no Brasil promovendo o livro O cozinheiro do Rei D. João VI

BTN Que receita traduz a culinária portuguesa?
Hélio Loureiro Essa questão é tão complexa que se torna difícil ter uma resposta simples, sobre apenas uma receita, prefiro dizer que a gastronomia portuguesa é uma mistura entre os produtos locais e as descobertas que a América deram à cozinha portuguesa. Contudo, se tivesse que reduzir a uma só receita sugeriria as tripas à moda do Porto, como prato de carne. Para prepará-lo são necessárias carnes de porco, sal marinho, a dobrada de vitela, cebola e alho que desde sempre existiram em território nacional, e somam-se a eles o feijão, o pimentão, o tomate, os cominhos e a pimenta que completam a mistura entre o novo e o velho mundo. Como prato de peixe, o bacalhau é um mistério da culinária portuguesa, pois é o peixe mais consumido em Portugal, mesmo que não o tenhamos em nossa costa, e precisemos ir até os mares do Norte, sobretudo na Noruega, para procurar este peixe que o preparamos de mil maneiras diferentes.

BTN O senhor pode dizer os pratos prediletos de craques como Cristiano Ronaldo?
Hélio Loureiro O prato favorito do Cristiano Ronaldo é o bacalhau à brás, um prato também eleito como favorito do ex-presidente da França, Giscard d’Estaing, que um dia disse que só ficaria no hotel onde eu trabalhava se lhe fizesse bacalhau à Brás, que como dizem no Rio de Janeiro é o bacalhau que nunca chega

BTN No Brasil, o senhor tem curiosidade de experimentar algum prato?
Hélio Loureiro Sou um apaixonado pela cozinha brasileira, a cozinha baiana com o acarajé, o baião de dois, a moqueca, o vatapá, depois o bobó de camarão, os mil pasteis diferentes desde queijo aos de carne seca, a feijoada, os peixes exóticos da Amazônia, o palmito, a mandioquinha , o churrasco gaucho… É um mundo culinário tão vasto que fica difícil de selecionar apenas um exemplo, isto sem falar nos frutos deliciosos. Já provei tudo isto nas inúmeras vezes que estive aqui e espero poder continuar a fazer isso por muito tempo.

cozinheiro do rei montado2.indd
Serviço

O cozinheiro do Rei D. João VI, Hélio Loureiro
978-85-422-0353-0
Ficção / 16×23/ 192 páginas / Brochura
R$ 29,90
Editora Planeta


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »