VOCÊ ESTÁ LENDO

Empresas de transporte de turismo de Joinville cob...

Empresas de transporte de turismo de Joinville cobram ajuda do Estado

Empresas de transporte de turismo vão se reunir nesta terça-feira (5) para realizar uma manifestação nos fundos do Centreventos Cau Hansen, em Joinville. A mobilização tem o intuito de cobrar ajuda do governo do Estado para a atividade de vans e ônibus em Santa Catarina. As empresas de transporte de turismo estão paradas devido ao decreto de isolamento social.

Em vídeo compartilhado pela organização, as empresas exigem uma solução do governador Carlos Moisés da Silva. Elas afirmam que farão um ato totalmente pacífico e aguardarão uma solução. Caso não haja uma resposta por parte do Estado, as empresas garantem que vão a Florianópolis reivindicar os direitos, já que pagam impostos e ajudam a economia de Santa Catarina.

Empresas de transporte de turismo trabalham mais com idosos

Cooperada da Cootrej – Fretamento, Viagens e Turismo de Joinville, Jovita Mendes explica que todas as vans e ônibus que trabalham com turismo estão com viagens canceladas desde o início do isolamento. Ela trabalha, principalmente, com o transporte de idosos e não tem previsão de retorno das atividades.

“O pessoal do turismo está todo parado. Temos a manutenção que é muito cara, muitos têm a van financiada”, ela explica. “Eu sei que é uma situação mundial, mas queremos que olhem para nós de alguma forma”.

Jovita explica que alguns conseguiram trabalhos temporários com fretamento para supermercados, por exemplo, mas a maioria está parada sem viagens. Eles não podem nem trabalhar em outros estados porque o isolamento os proíbe sair do município.

“Não sei de que forma podem nos ajudar, mas é preciso ser feito algo. Muitos eventos grandes já foram cancelados (ou estão indefinidos), como a Oktoberfest e a Festa do Pinhão. O ano já acabou para nós, então o que vamos fazer?”, questiona Jovita.

Segundo o decreto estadual, estão “proibidos a circulação e o ingresso, no território estadual, de veículos de transporte coletivo de passageiros, interestadual ou internacional, público ou privado, e de veículos de fretamento para transporte de pessoas.”

O que diz o Estado

Em nota, o governo estadual de Santa Catarina reforçou que as atividades estão proibidas por decreto, mas que ações para diminuir os prejuízos do turismo estão sendo tomadas. Veja na íntegra:

“No momento, conforme o decreto que está em vigor em Santa Catarina, os transportes públicos seguem proibidos de retomarem as atividades. Desta maneira, consequentemente, os transportes que envolvem atividades de turismo também continuam suspensos. A Santur integra o Grupo Estadual de Ações Coordenadas (Grac) e está com uma equipe, composta inclusive do presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET), diariamente na Defesa Civil, em Florianópolis, cooperando e trabalhando de forma conjunta para buscar as ações para diminuir os prejuízos do Turismo.

Diante disso, todas as demandas encaminhadas pelo trade turístico (empresários, empresas e etc) são discutidas e analisadas – inclusive aquelas relacionadas ao transporte turístico. Assim foi feito em relação aos hotéis, pousadas, restaurantes, bares e afins. As necessidades foram levantadas, analisadas pelo Grac e, a partir disso, com regramentos, as atividades foram retomadas de forma parcial.

Em relação aos prazos, a Santur trabalha juntamente com as definições que partem do Grac. Quando houver um entendimento de que há segurança para a população, em qualquer atividade, seja ela turística ou não, as atividades serão retomadas com todos os cuidados necessários.

Atualmente, existem recursos emergenciais para empresas e empresários no âmbito estadual e também federal. Em Santa Catarina foi colocado à disposição a linha de crédito emergencial junto ao Badesc, também disponível para empresas do segmento turístico. Na esfera federal, há o Fungetur, o Fundo Geral do Turismo, do Ministério do Turismo que, neste momento de combate a Covid-19, facilitou os acessos para micro e pequenos empresários vinculados ao turismo.”

empresas-de-transporte-de-turismo-de-joinville-cobram-ajuda-do-estado


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »