VOCÊ ESTÁ LENDO

Beleza e aventura no Parque Nacional do Iguaçu

Beleza e aventura no Parque Nacional do Iguaçu

Foz do Iguaçu, no Paraná,  uma das cidades mais importantes do país, reserva boas surpresas para aqueles que desejam um final de semana prolongado cheio de aventura segura. Um  roteiro bem elaborado para conhecer as belezas naturais da região tem atraído visitantes do Brasil todo e também do exterior.   Veja aqui cinco passeios imperdíveis para fazer nesta cidade linda de viver!

Um arco-íris bem no meio da tarde encanta os visitantes que apreciam as Cataratas

Um arco-íris bem no meio da tarde encanta os visitantes que apreciam as Cataratas

 

 

1- No  Parque Nacional do Iguaçu, tombado como patrimônio natural da humanidade e  onde estão as belíssimas Cataratas do Iguaçu, eleitas merecidamente como uma das 7 novas maravilhas da natureza, pode-se passar um delicioso dia. Um total de 275 quedas de água no Rio Iguaçu, na divisa entre Brasil e  Argentina permite uma verdadeira contemplação por meio  de elevadores panorâmicos, trilhas, passarelas e mirantes. Pausa para fotos e você quase não acredita em tanta beleza.

Quatis andam livremente pelo Parque, mas alimentá-los é proibido

Quatis andam livremente pelo Parque, mas alimentá-los é proibido

 

 

 

  1.  2- Macuco Safari: Ainda no Parque Nacional outros atrativos valem a pena. Esse passeio por exemplo, tem a primeira   parte do trajeto feita por uma espécie de jipe, depois segue-se por  uma caminhada no meio da selva. No caminho que te leva até os barcos para o passeio você aprecia borboletas, quatis, pássaros… E vários outros animais. Os barcos que te levam -a menos de cinco metros das Cataratas- são modernos  bimotores infláveis. O passeio é emocionante!. O barulho das Cataratas,  a força das águas…  Te ajudam a esquecer da vida e você ainda pode ser fotografado e filmado pela equipe do barco. Mas lembre-se: é preciso usar coletes salva vidas e estar preparado para se molhar… O que vale muito a pena, dadas as proporções que uma experiência tão bela quanto  essa pode proporcionar.

 

Passarelas suspensas permite que se chegue até bem perto das Cataratas

Passarelas suspensas permite que se chegue até bem perto das Cataratas

 

  1. 3- Trilha das Bananeiras: Essa trilha ecológica com quase 2 km de extensão  (também no Parque),pode ser feita de duas formas:  a pé ou numa  carreta puxada a jipe, sob a batuta dos guias. Vários animais e espécies de plantas podem ser  apreciadas pelo trajeto, sem contar  as pequenas lagoas que encontramos pelo caminho. Um festival de sons (dos pássaros) em meio ao verde da  selva é impressionante.
  2. 4- Rafting no Cânion Iguaçu: O lugar do Parque onde os mais aventureiros adoram mostrar toda a sua desenvoltura é o mais apropriado para tirolesa, rapel, escalada… Mas é o  rafting nas corredeiras do Rio Iguaçu, um dos preferidos pelos turistas. Com profissionais habilitados e, em grupo, pode-se sentir a emoção nesse passeio que tem duraçao de cerca de  duas horas. A descida de bote  pelas corredeiras por quase quatro quilômetros é acompanhada por barco a motor com piloto e auxiliar devidamente equipados para  a proteção dos participantes. No bote, primeiro, você vai seguir por dois quilômetros de corredeiras e depois, mais dois quilômetros por águas mais tranquilas. É aqui, neste ponto, onde se  pode  flutuar e apreciar mais um vez toda a beleza das Cataratas. Incrível!
No Parque das Aves as diversas espécies de araras são um convite à contemplação

No Parque das Aves as diversas espécies de araras são um convite à contemplação

  1. 5- Parque das Aves: Você  certamente vai se apaixonar. Esse parque (que fica próximo da entrada principal do Parque Nacional) tem formato diferenciado com mais de 1000 aves, sendo 130 espécies que representam  todos os continentes. O diferencial está que aqui, você tem contato direto com a maioria delas, uma vez que as aves nao ficam presas, mas soltas em espécie de gigantes viveiros neste enorne santuário .  Lá dentro, para a segurança dos animais, você percorre o parque por trilha – devidamente  pavimentada- em meio  à mata nativa.   Araras, tucanos, papagaios, cágados e outros bichos deixam a gente feliz da vida. Muitos  dels chegam bem perto mesmo. Apesar de poder fotografar, o ideal é não abusar dos flashes e  nem fazer movimentos bruscos demais dentro dos viveiros para não assustar os animais que são muito bem cuidados por este lindo e sonoro lugar.

 

Para saber mais

www.turismo.itaipu.com.br

 

N.R.:  A editora Márcia Santos viajou a convite do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.  Teve apoio da Loumar Turismo (45- 352 4000)  com o  guia André Luiz da Silva  (Tel. (45) 9991 1886). Ficou hospedada no Iguassu Resort (www.gjphoteis.com.br).

 

Imagens: Márcia Santos

 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »