VOCÊ ESTÁ LENDO

Documentários para refletir sobre o racismo

Documentários para refletir sobre o racismo

Em maio de 2020 o mundo ficou chocada com o vídeo que mostra a morte de George Floyd, homem negro que foi asfixiado por policiais americanos. A partir desse episódio, várias manifestações foram realizadas não apenas nos Estados Unidos, país do ocorrido, mas também no mundo. Trazendo para o debate a questão do racismo, a morte de George Floyd, assim como a morte de outros homens e mulheres negras, escancara como a mazela social ainda está presente em nosso cotidiano.

Dessa forma, para refletir sobre o racismo e seu impacto mundial, selecionamos 3 documentários que discutem sobre o problema.

1- Eu não sou negro

racismo

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2017, a obra mostra como é ser negro nos Estados Unidos e como a segregação ainda existe no país. Além de mostrar os impactos dos movimentos sociais idealizados por Martin Luther King Jr, Malcom X e Blacks Live Matter.

2- LA 92

Produzido pela National Geographic, a obra conta a história de Rodney King, motorista negro negro americano que foi morto por policiais brancos em 1992. Com a absorvição dos acusados, a população, revoltada, foi para as ruas de Los Angeles, onde se iniciou diversos protestos.

3- Menino 23- infâncias perdidas no Brasil

Narrado pelo historiador Sidney Aguilar, o documentário mostra a trajetória de crianças que negras que foram retiradas de orfanatos para trabalharem no interior paulista.

Além de retratar o trabalho escravo, a produção também reflete sobre a higienização social promovida por Getúlio Vargas.

 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »