VOCÊ ESTÁ LENDO

Dia Internacional da Língua Portuguesa é celebrado...

Dia Internacional da Língua Portuguesa é celebrado em lives culturais

Falada por cerca de 280 milhões de pessoas ao redor do mundo, a língua portuguesa comemora nesta terça-feira (05.05) o seu dia internacional. Para celebrar a data, o Museu da Língua Portuguesa no Brasil iniciou no último domingo uma programação online, com “lives” musicais, encontros de literatura, oficinas e conversas com autores dos demais países que falam o idioma. Todas as atrações serão exibidas no canal do museu no YouTube e no Facebook. Esta é a quarta edição de comemoração do dia, e a primeira de maneira virtual, devido à pandemia do novo coronavírus.

Entre as atrações que podem ser conferidas está a conexão musical entre o músico Hélio Ramalho, que é de Cabo Verde, e o historiador brasileiro Rafael Galante. Juntos, além de tocarem músicas do país africano, eles irão bater um papo, aproximando esses dois países de língua portuguesa.

No Dia Internacional da Língua Portuguesa, a poeta mineira Ana Elisa Ribeiro conversa com o escritor português Marco Neves, a escritora e artista visual de Guiné-Bissau Gisela Casimiro, o professor moçambicano Nataniel Ngomane e a poeta pernambucana Micheliny Verunschk. O encontro terá como tema a palavra como instrumento para dar conta do que estamos vivenciando hoje. E não poderia faltar poesia neste dia. A atriz Roberta Estrela D’Alva convida poetas do Brasil, de Cabo Verde e de Portugal para a atração “Poesia na língua do Slam”. (Confira a programação completa abaixo).

Instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Dia Internacional da Língua Portuguesa é celebrado desde 2009. O objetivo da data é promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. A comemoração propicia também a discussão de questões idiomáticas e culturais da lusofonia, promovendo a integração entre os povos desses nove países.

Programação do Dia Internacional da Língua Portuguesa

  • 15h – Contação de histórias, com Fernanda Raquel
  • 16h – Conexão musical: Cabo Verde, com Hélio Ramalho e Rafael Galante.
    • O músico caboverdiano Hélio Ramalho faz uma discotecagem de músicas próprias e de seu país enquanto conversa com o historiador Rafael Galante. O diálogo aproxima estes dois países de língua portuguesa em uma viagem musical.
  • 17h – Ortografia também é gente: uma conversa entre escritores.
    • A poeta mineira Ana Elisa Ribeiro conversa com o escritor português Marco Neves, o professor moçambicano Nataniel Ngomane e a poeta pernambucana Micheliny Verunschk sobre a palavra como instrumento para dar conta do que estamos vivenciando hoje.
  • 18h – Slam da língua portuguesa, com Roberta Estrela D’Alva e convidados.
    • Participação de poetas do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal.

dia-internacional-da-lingua-portuguesa-e-celebrado-em-lives-culturais


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »