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Decolar.com é suspensa do Sindetur-SP

Decolar.com é suspensa do Sindetur-SP

O Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP) divulgou nesta terça-feira, 13, a decisão de suspender os direitos associativos da Decolar.com. A motivação teria sido, segundo a entidade, a utilização de propaganda enganosa, ao não informar em seus anúncios na mídia e em seu próprio site, o preço real de venda dos serviços turísticos que a empresa comercializa. “Há omissão de informações nos anúncios da empresa. O preço anunciado não é o preço final de venda. Há inclusão de taxas que são informadas apenas no fechamento da compra”, diz Eduardo Nascimento, presidente do Sindentur-SP. De acordo com a legislação interna do Sindicato, caso a Decolar.com não faça as devidas correções exigidas, poderá ser excluída do Sindetur-SP.

A redação da BTN procurou os representantes da Decolar.com, que por email, enviaram a seguinte declaração:

“A Decolar.com esclarece que seu modelo de negócio está de acordo com o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor no Brasil, bem como, ao contrário do informa o Sindetur, a empresa apresenta de maneira clara o preço a ser pago por uma passagem hospedagem ou qualquer outro serviço oferecido pelo www.decolar.com. Ou seja, a Decolar.com respeita o consumidor, possibilitando ao usuário pesquisar e ver qual a melhor condição de mercado. Sendo assim, no momento do fechamento da compra de qualquer bilhete/hotel, o consumidor sabe de modo discriminado o que está sendo cobrado. No site, o consumidor tem a oportunidade de antes de fechar o negócio visualizar os valores cobrados por cias. Aéreas e Hotéis disponíveis para o destino escolhido. Reforça, ainda, a Decolar.com que não é uma operadora de turismo tradicional. É dessa forma que a empresa deve ser interpretada, ficando esclarecido, por essa nota, que não há pelo  modelo de negócio, qualquer desrespeito à legislação brasileira. Por fim, vale destacar que a Decolar.com apresenta os valores no site, de acordo com as companhias aéreas nacionais e internacionais. Todos anunciam da mesma maneira, apresentando ao final da compra os valores de taxa de embarque”.


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

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