Aconteceu na cidade de Punta Arenas, no Chile, no Salón Antártico, recinto da Empresa Portuária Austral, a 4ª Expocom-Patagônia Integrada entre Chile e Argentina. O evento, que teve como foco divulgar ainda mais as belezas e raridades da região, tem projeção internacional porque conta (desde a primeira edição) com a presença de renomados empresários turísticos, bem como da imprensa internacional. No total, 54 empresários da Patagônia Chilena e Argentina mostraram seus produtos na Feira que teve início dia 09 de setembro, no principal centro de eventos da cidade. Além deles, dez jornalistas (Brasil, México, Estados Unidos, Alemanha e Chile) e ainda 30 operadores internacionais emissores (USA, Canadá, México, Colômbia, Brasil, Argentina, Inglaterra, França, Holanda, Austrália, Uruguai e Chile) também estiveram presentes no encontro, cuja programação em Punta Arenas incluiu hospedagem no Hotel Cabo de Hornos, tour pela cidade, almoço no restaurante La Marmita e jantar com apresentação do balé folclórico da cidade, no Dreams Hotel. O evento continuou a bordo de um cruzeiro (com rota exclusiva de Punta Arenas até Puerto Natales) da renomada empresa Cruceros Australis até o dia 12 de setembro, com mais apresentações dos destinos e produtos e dois dias da tão esperada rodada de negócios (onde todos os envolvidos na cadeia turística da região puderam fazer negócios e firmar parcerias com visitantes dos outros países). O cruzeiro, vale dizer que passou por paisagens como o Fiorde das Montanhas (com seus espetaculares glaciares) e culminou na Baía de Puerto Natales impressionou até mesmo aqueles que já estão acostumados com a beleza gélida da região. No último dia, depois de desembarcar, convidados e expositores fizeram city tour pela charmosa cidade de Puerto Natales e conheceram alguns hotéis e restaurantes da cidade. Parte dos convidados se hospedou no Hotel Costa Australis e outra parte, no conceitual e premiado hotel Remota. Para fechar com chave de ouro, uma visita ao Parque Nacional Torres Del Paine com atividades e almoço na Villa Serrano fechou a agenda da Expocom com impecável organização e pontualíssima agenda.
Operadores brasileiros na 4ª Expocom
Com visitantes de vários países do mundo, o turismo internacional foi bem representado durante a 4ª Expocom, bem como pelos expositores do Destino, entre eles, a companhia aérea Dap Antartic Airways, a rede de Hotels Australis, a renomada empresa Cruceros Australis, o Parque de História da Patagônia. Além dos expositores, órgãos oficiais, como a Associação Magalânica de Empresas de Turismo, com a presença do presidente da entidade, Sergio Tapia Contrera. O Servitur Patagônia AG, a Casa de Turismo Rural AG, o Sernatur Aysén, o Sernatur Magalhães e a Antártica Chilena (patrocinadora do evento) também estiveram presentes. Em relação ao Brasil, a BWT operadora teve 39 reuniões (previamente agendadas) com empresas da patagônia chilena, que foram desde companhias aéreas regionais, como a Dap que faz Punta Arenas- Antártica em 120 minutos (possibilitando um passeio de dez horas pelo continente gelado, passando por hotéis e lodges até camping até empresas especializadas em pesca esportiva, um dos grandes atrativos do país. “Além de estreitar relacionamento com fornecedores já presentes no portfólio da operadora, ainda existe a nova possibilidade de novos produtos a serem oferecidos aos brasileiros, como o turismo de pesca, o turismo de camping e os super selecionados roteiros de luxo, com resorts exclusivos de frente para paisagens impressionantes como glaciares”, explicou Vicente Reis Filho, Gerente da Operadora BWT. Mirtha Patricia Lagomarsino, uma das proprietárias da Passarela Lodge, uma exclusiva forma de hospedagem na região, explica que: ”Tenho agendado 20 reuniões com operadores interessados em pesca esportiva, cavalgadas, trekking, caiaque e viagens regionais, já que estamos na frente do Rio Simpson, num campo de 500 hectares de bosques preservados, com animais que vivem soltos pela área. Outro ponto a favor, é que estamos em frente a Reserva Florestal de Coyhaique (na região de Aysen). Os operadores com os quais conversei buscam roteiros diferenciados, com atrativos naturais. Apesar de termos capacidade para 60 pessoas, só temos interesse em atender 16 hóspedes. Isso porque temos um trabalho personalizado. Tudo isso em quatro cabanas e mais 6 habitações de 40 metros quadrados, em uma área espetacularmente charmosa” , explicou a empresária. Fernando Salazar, um dos donos do IF Patagonia Hotel também se mostrou muito otimista. “Tenho 15 reuniões agendadas para os dois dias e gostei do formato, das rodadas de negócios no cruzeiro”, explicou o profissional. Alexandre Ruf, Agente de Viagens e Negócios, da Service Global, que tem sede no bairro da Liberdade, na capital paulista, no Brasil, falou ao Grupo Travel News. “No total, 33 reuniões nos dois dias permitirão que eu conheça produtos exclusivos, dentro do padrão dos clientes da nossa operadora que são público A e B. Agora, é levar esses cases interessantes para a operadora e tentarmos viabilizar roteiros e pacotes”, disse. Jorge Guazzini, um dos consultores e organizadores da 4ª Expocom pela Sernatur, falou que: “ Esta é a primeira vez que realizamos o evento neste formato, em um cruzeiro exclusivo. Tivemos a preocupação em convidar os países e mercados que vendem a Patagônia, mas que tem potencial para explorar ainda mais nossos produtos e serviços. Assim como há cerca de 25 anos, se pensou em mostrar o turismo de neve no Chile para outros países, em especial os brasileiros, agora, sabemos a Patagônia será um sucesso como destino completo e seus vários atrativos”, explicou.
Para saber mais
N.R: Márcia Santos, editora executiva do Grupo Travel News, recebeu convite da 4ª Expocom Patagônia Integrada Chile- Argetina (Sernatur) para a cobertura do evento. Ficou hospedada nos hotéis Costa Australis e Cabo de Hornos e voou Lan, AA, Sky e Qatar.
Na imagem de home: Todo o trade patagônico, operadores e empresários de outros países, além da imprensa internacional