VOCÊ ESTÁ LENDO

Accor celebra a diversidade e reafirma apoio ao co...

Accor celebra a diversidade e reafirma apoio ao combate à LGBTfobia no Brasil

Sempre comprometida com a Diversidade e a Inclusão, a Accor celebra no dia 17 de maio o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. A empresa reafirma publicamente seu compromisso com o tema e a causa LGBTI+. Em 2019, a empresa realizou em São Paulo um evento que reuniu lideranças LGBTI+, executivos de várias empresas e instituições de diversidade, convidados, além da participação da Drag Queen Tchaka. Patrick Mendes, CEO Accor América do Sul, e Ricardo Sales, consultor de diversidade, também participaram do evento.

“Em 2020, por conta do período desafiador que o mundo está vivendo, não teremos um evento. Porém continuamos a afirmar que a Accor tem como propósito receber bem e proporcionar experiências positivas para todos os seus clientes e colaboradores”, afirma Antonietta Varlese, vice-presidente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul. “Nosso diálogo neste ano continua aberto para mostrar que o respeito com todos é uma missão muito importante para nós”, completa.

Segundo Clovis Casemiro, Coordenador do International LGBTI+ Travel Association Brasil (IGLTA), “hospitalidade significa a recepção amigável e generosa dos hóspedes, portanto, nunca deve importar ‘quem eles amam’, ou como se identificam. Nós da IGLTA estamos comprometidos a criar um cenário de viagem mais acolhedor para todos e, neste dia, comemoramos a beleza de nossa comunidade turística diversificada”, afirma.

Já para Reinaldo Bulgarelli e JP Polo, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, “dizer não à LGBTI+fobia é dizer sim para o respeito, o acolhimento e o diálogo, tudo o que a Accor possui nesta jornada boa e que serve de referência no Fórum, no meio empresarial e na sociedade brasileira”.

Antônia Gutierrez, Miss Brasil Gay 2019, completa “que neste dia, possamos refletir sobre quantas vidas LGBTI+ precisaremos perder a mais para entender que a única coisa que importa é que somos humanos. Igualdade e diversidade nos fazem sermos únicos. Respeito a todxs”.

Diversidade na Accor

Para se ter uma ideia da importância do tema diversidade para a Accor, o grupo conta com um Comitê LGBTI+, formado por representantes de diversas áreas da empresa, que tem o objetivo de promover um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor e que valorize o talento e a individualidade de cada profissional.

No mês de dezembro de 2019, a Accor recebeu o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade na categoria LGBTI pelo projeto Compromisso com a Diversidade LGBT+. A iniciativa, da Prefeitura Municipal de São Paulo, é destinada a reconhecer empresas públicas, privadas e do terceiro setor que desenvolvem boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos.

Em maio do ano passado, a empresa realizou um processo seletivo para profissionais transexuais, com cerca de 200 inscritos e vagas em áreas diversificadas da empresa. Também lançou, no ano passado, uma cartilha da diversidade, para que os hotéis recebam da melhor forma possível os clientes LGBT+, de forma a garantir que se sintam à vontade e acolhidos.

Ainda em 2019, entre as atividades da Accor em prol da diversidade estão o Casamento Coletivo Igualitário de São Paulo, rede hoteleira oficial da Parada LGBT+, patrocínio ao Miss Brasil Gay, realização de evento do Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, treinamento Click Accor sobre diversidade (para colaboradores), elaboração do Manual de Recrutamento LGBT+ e do Guia Compromisso com a Diversidade, além da realização do primeiro recrutamento Trans em 2019. No mesmo período, a empresa apoiou também a 2ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Santos, a 15ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ Santo André, no ABC Paulista; a 14ª edição da Parada LGBTQI+ de Jundiaí e Região; o Miss Gay Brasil Oficial, em Juiz de Fora (MG); e a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo.

Ação na América do Sul

Na Argentina, a Accor anunciou em abril de 2019 sua incorporação à Câmara de Comércio LGBT+ da Argentina (CCGLAR), onde atuou em diferentes atividades voltadas para o segmento de mercado composto por viajantes LGBTI+ ao longo do ano passado.

Ainda em 2019, a empresa apresentou no início de agosto um manual próprio para recrutamento e seleção de talentos LGBTI+ e um programa de treinamento para seus gerentes. O anúncio foi feito durante a participação da Accor na Gnetwork360, uma das mais importantes conferências internacionais sobre negócios e turismo LGBTI+ na América Latina.

Em 2018, a Accor promoveu o lançamento do Comitê LGBTI+ e do Guia de Compromisso com a Diversidade na Argentina. A empresa também recebeu no país um reconhecimento da Câmara de Turismo LGBT+ Argentina.

Entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2019, a Accor lançou sua estratégia LGBTI+ na Colômbia durante a edição de 2019 da WeTrade, feira de Oportunidades e Negócios Diversos que busca promover o crescimento e a capacitação econômica da comunidade LGBTI+.

No mesmo período, a equipe de líderes dos hotéis Accor da Colômbia também participou de um treinamento sobre o manual “Compromisso com a Diversidade”, material que reúne conteúdo teórico e prático sobre como receber turistas LGBTI+. A iniciativa visa o cumprimento de um dos principais compromissos assumidos pelo grupo: oferecer oportunidades a todos sem restrições e, com isso, valorizar a diversidade e promover a inclusão.

O programa, que vai além da atenção especial aos clientes, foi ampliado aos colaboradores e, consequentemente, a toda a sociedade uma vez que, para a rede hoteleira presente em mais de 100 países do mundo, diversidade é sinônimo de pluralidade: um conjunto rico que inclui diferentes etnias, características sociais, culturais, de diversidade de gênero, de convivência entre gerações e de inclusão de pessoas.

Com a iniciativa, a Accor reafirmou seu compromisso com a comunidade LGBTI+ e se comprometeu a continuar trabalhando na construção e disseminação de políticas corporativas voltadas à igualdade de gênero da comunidade LGBTI+.

accor-celebra-a-diversidade-e-reafirma-apoio-ao-combate-a-lgbtfobia-no-brasil


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »