VOCÊ ESTÁ LENDO

A Fundação Boticário e o turismo natural

A Fundação Boticário e o turismo natural

Fundada em 1990 por Miguel Krigsner e mantida pelo Grupo Boticário, a  Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização que atua no desenvolvimento sustentável com a missão de preservar o ecossistema. Responsável por apoiar e financiar projetos que reforçam os seus valores, a Fundação, que está comemorando 30 anos neste ano, também está atuando no setor do Turismo com projetos voltados para o turismo em áreas naturais, mais especificamente em áreas protegidas. E para falar sobre esse programa e sobre a sua importância para o setor e para a comunidade, o Seu Podcast de Turismo conversou com Emerson Oliveira, coordenador de Projetos Ambientais da Fundação Grupo Boticário

Emerson Oliveira, coordenador de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário.

O turismo natural

Desenvolvendo estratégias que tornem as áreas de conservação, como parques e reservas, em ponto turístico, a Fundação está trabalhando em parceria com governos municipais e estaduais para aplicar infraestrutura que facilite o acesso a essas regiões e assim possibilite o turismo natural.

“Infelizmente, por deficiência de infraestrutura, essas áreas não estão aptas a receber turistas, apesar da sua grande biodiversidade e belezas”, diz Emerson Oliveira, que compara o potencial brasileiro com os de outros países. “Outros países, como a África do Sul, por exemplo, investem muito no turismo natural, o que gera um impacto favorável para a economia do país. Dessa forma, percebemos que o Brasil também tem condições de aplicar nesse nicho, e é para isso que estamos trabalhando”, afirma.

Mas para que haja o turismo natural em áreas de conservação é preciso que ocorra, primeiramente, a desapropriação dessas regiões que estão nas mãos de pessoas privadas. Além disso, também é necessário a atuação das unidades de plano de manejo para mapear quais locais podem ser abertos ao público.

Investimento

Apoiando projetos para a preservação de mais de 257 espécies da fauna brasileira que estavam ameaçadas de extinção,  uma das grandes conquistas da Fundação foi conseguir que 156 espécies fossem reconhecida pela ciência nacional. Além disso, o grupo também mantém duas reservas particulares do patrimônio natural auxiliando o poder público na conservação da biodiversidade.

“Temos ótimos projetos nacionais que têm como objetivo estimular o desenvolvimento do ecossistema brasileiro. E para continuar incentivando e viabilizar esses ideais, desenvolvemos a Teia de Soluções, novo formato de apoio financeiro às iniciativas que têm como objetivo a conservação da natureza”, destaca Emerson Oliveira.

Quer saber mais sobre a Fundação Boticário e sobre como viabilizar o seu projeto? Confira a entrevista completa através do Seu Podcast de Turismo, nas plataformas Spotify, Google Play e Apple.

Dessa forma

Já que

Por exemplo

Com o intuito de

Em primeiro lugar

Para finalizar

Dessa forma

O céu é azul.

O sol é quente

Para finalizar

Com isso 

Com isso entende-se

Além disso

Já que

 

Play

Deixe um comentário

comentários

INSTAGRAM
SiGA A GENTE
Translate »