VOCÊ ESTÁ LENDO

A casa da cerveja alemã

A casa da cerveja alemã

Olá viajantes! Tudo bem?

Quando se diz cerveja qual é a primeira ideia que vem à cabeça de vocês? Posso garantir que é a das famosíssimas cervejas alemãs. Certo? Por mais que as escolas inglesa, tcheca e belga sejam também grandes representantes na Europa, a Alemã consegue ser a TOP of Mind. Não que seja problema. Longe disso. Tanto que estou aqui hoje para apresentar para vocês um pouco sobre a história de uma das maiores cervejarias da Alemanha: a Hofbräu Original (Tipo Munich Helles com 5,1% de teor alcoólico).

A cervejaria foi fundada em 27 de setembro de 1589 pelo Duque William V da Baviera que não andava lá muito satisfeito com as cervejas que vinha consumindo. E esse descontentamento motivou que ele criasse a sua própria cervejaria. Nos primeiros anos de atuação, as cervejas eram de consumo exclusivo do Duque e só em 1828 a bebida passou a ser liberada para consumo público. O sucesso foi tamanho que a cervejaria logo teve que ir para outro endereço para adequar a sua produção.
A casa da cerveja alemã 01
Infelizmente, por conta da Segunda Guerra Mundial, a cervejaria sofreu bombardeio aéreo. Em 1958 (o ano do primeiro título do Brasil na Copa do Mundo) a fábrica, localizada no centro de Munique, foi reconstruída e aberta ao público novamente. Público que, inclusive, já teve como visitantes Mozart e Lenin. A cerveja apresenta uma bela cor dourada e é refrescante na medida certa para o paladar brasileiro que está sempre em busca de uma bebida que alivie o calor.

Este é um pouco do histórico da Hofbräu, que transformou sua cervejaria – a Hofbräuhaus – em um local muito além de ser a casa (“haus”) da cervejaria se tornando a casa da cerveja alemã.

Um abraço a todos e não deixem de acompanhar o meu blog “Vamos bebeer?” e os perfis no Facebook, Twitter e Instagram!

Renan Geishofer
Ex-repórter do canal Bares e Baladas da Revista VIP, é um jornalista apaixonado por cervejas e sonha em se tornar um micro-cervejeiro. Em seu blog, o “Vamos bebeer?”, apresenta as melhores cervejas que degusta. Atua também como Colunista do Portal EL HOMBRE (Canal Nightlife) e como Blogueiro do CluBeer. “Senta aí e vamos tomar uma?”

Foto: Reprodução/Facebook Hofbräu


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »