VOCÊ ESTÁ LENDO

Noruega abriga o 1º restaurante subaquático da Eur...

Noruega abriga o 1º restaurante subaquático da Europa

Você já imaginou almoçar ou jantar numa construção que fica a cinco metros abaixo da superfície do mar? Esta é a proposta do Under, o primeiro restaurante subaquático localizado a cinco metros abaixo da superfície do Mar do Norte, em Lindesnes, próximo à ponta sul do Noruega.

Uma criação da firma norueguesa Snøhetta em parceria com vários empresários locais, a construção apresenta uma experiência única para os visitantes. A obra leva em consideração um equilíbrio entre arquitetura, gastronomia e pesquisa marítima.

Essa experiência surge quando se gera uma nova maneira de entender o nosso relacionamento com o ambiente ao redor. Afinal, qual é o equilíbrio do que acontece acima da superfície, debaixo d’água e ao lado da vida do mar?

Under foi projetado com consideração sensível por seu contexto geográfico e vizinhos aquáticos. Com o tempo, a estrutura se tornará parte do ambiente marinho. O material utilizado no concreto exterior tem uma rugosidade proposital que funcionará como um recife artificial, dando boas-vindas a lapas e algas marinhas para habitá-lo.

restaurante-subaquatico-noruega-01

Restaurante subaquático garante experiência única

Com as grossas paredes de concreto encostadas à costa escarpada, a estrutura é construída para suportar a pressão e o choque das condições do mar. Como um periscópio submerso, as enormes janelas de acrílico do restaurante oferecem uma vista do fundo do mar à medida que muda ao longo das estações e com diferentes condições climáticas.

Lindesnes, região onde o restaurante foi construído, é conhecida por suas condições climáticas intensas. Num mesmo dia podemos ter uma manhã calma para uma tarde tempestuosa. Ao chegar ao local, as impressões do visitante sobre o exterior indisciplinado se dissolvem rapidamente à medida que são introduzidas no saguão silencioso e coberto de carvalho.

Como uma metáfora para a jornada da descida da terra para o mar, os painéis de teto revestidos com materiais têxteis fazem referência às cores de um pôr do sol caindo no oceano, acompanhando a passagem pelas escadas.

A atmosfera calorosa e acolhedora no interior do restaurante cria uma sensação de reverência e mistério, sugerindo a jornada que temos pela frente. E na parte de baixo dele, existe uma história de contrastes: o contraste entre a paisagem e o mar e na diferença do que está acima e abaixo do mar. O restaurante destaca o delicado equilíbrio ecológico entre terra e mar e chama nossa atenção para modelos sustentáveis ​​de consumo responsável.

Com isso, o Under fornece uma jornada ao desconhecido. Cada hóspede terá uma oportunidade única de experimentar um universo submerso, explorando a vida marinha de uma maneira que jamais poderia ver. Para conhecer mais do restaurante subaquático ou planejar uma visita, conheça o site aqui.


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »