VOCÊ ESTÁ LENDO

Descubra 5 dicas para harmonizar o vinho com o seu...

Descubra 5 dicas para harmonizar o vinho com o seu prato

Já bateu aquela dúvida sobre como harmonizar o vinho com o seu prato? Vinho e comida permitem arriscar e descobrir novas e deliciosas combinações. No fim, o importante é ficar feliz.

Neste artigo, separamos algumas dicas para você mergulhar de vez nesse mundo e saber harmonizar o vinho com o seu prato! Vamos lá?

Use os mesmos adjetivos para o vinho e o prato

Se for possível coincidir os termos que definem cada um deles, é bastante provável que a combinação dê certo. Como exemplo, pense que um Sauvignon Blanc leve vai bem com um peixe de sabor leve. Já um Rioja Gran Reserva encorpado e saboroso pede uma carne que lhe faça jus. Uma boa opção é um steak alto, encorpado e saboroso.

Tem pimenta? Escolha vinhos brancos pouco alcoólicos

Riesling, Pinot Gris ou Gewürztraminer com certo açúcar residual ajudam a suavizar a picância de pratos da culinária mexicana e tailandesa. Uma outra dica é apostar na Syrah. Ela traz alguns aromas de especiarias, o que a faz uma bela companhia para pratos mais condimentados.

Cozinhe legumes e verduras com vinho

Vegetais são muito diversos, e essa explosão de sabores e texturas pode dificultar a harmonização. Para evitar isso, é possível cozinhar os legumes e verduras com um pouco de vinho. Isso ajuda a equilibrar os elementos.

Harmonize queijos com vinho branco

Alguns queijos preferem vinhos brancos, e outros, tintos. No geral, a maioria vai bem com um branco seco, que une a acidez de um à cremosidade  do outro. O principal ponto nessa harmonização é encontrar um vinho com boa acidez para cortar a cremosidade e gordura de cada queijo. Nisso, o vinho branco pode ajudar muito!

Sirva um vinho tânico e encorpado com carnes

Com a estrutura muscular da carne, os taninos tornam-se mais flexíveis. Eles ajudam a limpar o palato, varrendo as gorduras de sua língua e deixando-a pronta para a próxima garfada. Além disso, o sal, que é ‘amigo’ no momento da harmonização e é natural da carne, amacia os taninos.

descubra-5-dicas-para-harmonizar-o-vinho-com-o-seu-prato


Deixe um comentário

comentários

INSTAGRAM
SiGA A GENTE
Translate »