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Cervejaria Nacional: resgate da tradição histórica e cultural na cerveja artesanal

A cerveja faz parte da cultura da maioria dos brasileiros. Em 2019, por exemplo, foram registradas 1209 cervejarias abertas no país. No mesmo ano, foi computado 27.329 registros de cerveja válidos em todo o país. As informações são do Anuário da Cerveja divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Muitos desses rótulos são de cervejas artesanais, que procuram resgatar um pouco da cultura e tradição na produção. Um exemplo é a Cervejaria Nacional, que produz cervejas especiais com diferentes estilos, variações de receitas e ingredientes que resgatam e avançam esse universo da cerveja.

Luis Fernando Fabiani, um dos sócios fundadores da Cervejaria Nacional, conta que o primeiro contato que teve com a produção artesanal de cerveja foi nos Estados Unidos. Morando lá por dois anos, aprendeu a fazer cerveja em casa, método chamado de “homebrewing”. Alguns anos após votar para o Brasil, Fabiani fez umas pequenas produções para um chefe de restaurante amigo harmonizar com seus pratos. Nessa época algumas importadoras estavam trazendo marcas e estilos diferentes para o Brasil. Algumas eram comerciais, outras artesanais, mas a produção artesanal no Brasil estava engatinhando. Então,e ele resolveu apostar no crescimento desse mercado.

A estruturação do negócio foi o primeiro passo. “Eu entendia de produção de cerveja, mas não da operação de um bar e restaurante”, ele conta. “Me associei com pessoas que tinham esse conhecimento e o mesmo interesse na cerveja artesanal. Um dos maiores empecilhos foi e ainda é a burocracia e a carga tributária. Grande parte da legislação vem da década de 1970 e não prevê a produção em pequena escala. Quem melhorou muito nesse sentido foi o MAPA – Ministério da Agricultura”.

Importância da cervejaria artesanal

Fabiani defende que a produção artesanal da cerveja é muito importante. “A cerveja tem uma dimensão histórica e cultural muito rica, que desaparece na produção industrial em larga escala”, ele revela. São as cervejas especiais com diferentes estilos, variações de receitas e ingredientes que resgatam e avançam esse universo da cerveja.

“Valorizar os produtores de cervejas artesanais ou especiais é muito importante”, continua. “São produtos focados em qualidade e diferenciação e que exigem do produtor um cuidado e acompanhamento mais rigoroso. Os consumidores, além da qualidade, valorizam a variedade e o acesso a produtos mais naturais, sem tantos aditivos ou conservantes”.

Das produções fixas da Cervejaria Nacional, a Mula, que é uma IPA ou India Pale Ale, é a mais procurada. “Esse estilo tem muita personalidade, um teor alcoólico um pouco mais alto e maltes especiais”, ele conta. O diferencial também se dá pelos lúpulos. Eles “trazem sabores e aromas mais cítricos, bem característicos. É um estilo que caiu no gosto dos brasileiros”. 

Cervejaria Nacional durante a pandemia

Muitos negócios mudaram as suas estratégias durante a pandemia. O online acabou se tornando referência neste período. Com a Cervejaria Nacional, também foi assim. “A pandemia e a necessidade do isolamento social foi um choque enorme para todo o setor de bares e restaurantes”, Fabiani conta.

O delivery, que era uma parte pequena do faturamento, passou a ser o único canal de vendas e cresceu muito. “Inicialmente operamos com o delivery somente das cervejas especiais, latas e chope envasado com pressão em garrafas pet de 1 litro, super frescos!”, ele explica.

Foi aí que a empresa decidiu abrir ovos canais de venda. Aplicativos, delivery próprio e telefone. “Agora, estamos agregando alimentos que harmonizam com as cervejas, priorizando produtos de mesmo perfil artesanal”, ele conta.

As campanhas de pedir online também tem uma grande relevância nos pedidos. “Pela necessidade e praticidade as pessoas migraram para o delivery, principalmente via aplicativos”, diz Fabiani. “Mas acho que dentro do delivery o consumidor está sim priorizando produtores locais e produtos mais naturais”.

Para conhecer um pouco mais do que a Cervejaria Nacional tem a oferecer, visite o site deles aqui. Na semana passada publicamos algumas histórias de outros negócios que prezam pela produção artesanal. Você pode ler a história da Artesano, da Farinha na Cozinha, da Lano-Alto e do Carú Café.

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