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Carú Café: o tradicional ganha nova cara com inspi...

Carú Café: o tradicional ganha nova cara com inspiração e ingredientes regionais

Antes da quarentena, marcar um café fazia parte do dia a dia de muitas pessoas. Reuniões de trabalho, uma conversa com amigos ou um primeiro encontro… Eram várias as opções, ainda mais em São Paulo. Começar um negócio desses na cidade exige muito planejamento e estudo. E começar na pandemia, é um risco e tanto. Risco que o Carú Café resolveu assumir.

Localizado na Rua Pamplona, no Jardim Paulista, o Carú foi inaugurado em 30 de março. Como já vivíamos este cenário de distanciamento social, João Otávio Tasso, sócio do café, teve que redobrar os cuidados de higiene e proteção. “Seguimos todas as recomendações da OMS e órgãos de regulamentação locais”, ele conta.

Mesmo com toda a dificuldade, a marca trouxe uma proposta com diversas inovações. Ingredientes de diferentes regiões do país, embalagens coloridas e estilosas, além de um menu que gera dúvidas do que pode ser o pedido do dia. O mais legal de perceber é que o Carú Café quis trazer brasilidade para a marca – um conceito que, diante de diversas franquias sem identidade nacional, se torna um importante diferencial.

Nasce uma ideia

João Otávio conta que o Carú Café é a combinação do sonho de criar um negócio próprio, com uma paixão, que é o café. Mas, claro, isso exigiu muito planejamento da equipe. Afinal, a quantidade de concorrentes na cidade é enorme.

Trabalhando na área de comunicação há 9 anos, João conta que, durante todo este tempo, sempre foi muito antenado em relação às novidades.  “Sou apaixonado por São Paulo, e tenho o maior orgulho de fazer parte de uma cidade tão diversa, intensa e cosmopolita como a nossa”, ele diz. “Acho que a vontade de querer fazer ainda mais parte disso, impulsionou esse sonho e permitiu que nós pudéssemos criar uma experiência bacana para os amantes de café”.

A escolha do nome é um ponto forte e que imprime personalidade. Carú significa alimento bom, fartura, no dialeto dos índios cariris, que habitavam a região do agreste pernambucano na época do descobrimento. A ema, ícone central da logo, representa a agilidade e a rapidez que eles buscam servir aos produtos.

“A essência da marca está pautada no propósito de valorizar os ingredientes e as raízes brasileiras”, ele conta. “Somos um país de dimensões continentais, e temos tanta coisa boa! Principalmente o café. Por que não darmos luz àquilo que temos de melhor?”

Um menu pensado

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O Jijoca: a opção leva chá de capim limão, suco de abacaxi com hortelã, limão e mel

O Carú surgiu com o desejo de facilitar a conexão do consumidor com o café especial, sem que para isso ele precise sair de onde estiver. O modelo do negócio é uma operação integralmente focada no delivery. 

As bebidas que levam café são o carro-chefe. O Carú Gelado, conta João, já tem alguns fãs em pouco tempo. A bebida é um super retrato do paladar  e da cultura brasileira, unindo café, doce de leite, paçoca, leite e gelo. 

O Misto Quente da Cida (pão de milho, manteiga, queijo e peito de peru) é o campeão de vendas – e também o xodó do pessoal da empresa. “Ele tem toda uma memória afetiva familiar para nós, então isso nos deixa ainda mais felizes”, João revela.

E o bolo de coco gelado, que lembra casa de vó? É por isso que também faz sucesso.

O Jijoca é uma criação da barista da casa, a Maiara, que é cearense. “A gente adora a descrição dele: ‘tão refrescante e bonito quanto a brisa das praias de Jeri : chá de capim limão, suco de abacaxi com hortelã, limão e mel'”, revela João. Nós tivemos a chance de experimentar o Jijoca e, de fato, ele é uma delícia!

Já o Tropingado é uma versão gelada do patrimônio nacional que é o  pingado: café, leite, gelo e melado de cana. João conta que essa é uma das suas opções preferidas.

O destaque também fica para as embalagens e adesivos. Coloridos, possuem uma arte vibrante e apostam no não óbvio. O pão de queijo, por exemplo, vem dentro de um coador de café de papel. Assim, a experiência se torna muito mais divertida e única.

O Carú Café na pandemia

João conta que, infelizmente, a loja foi inaugurada no meio desta pandemia. “Esperamos, minimamente, levar um pouco de conforto às casas dos nossos clientes durante este período conturbado”, ele diz.

É natural que, diante deste contexto, o negócio seja impactado. “Estamos todos inseguros e preocupados, sem saber ainda qual será o desfecho de tudo isso”, ele revela. “Não podemos assumir este período como referência para projeções futuras. O importante agora é que todos se cuidem e se protejam”.

E, se a pandemia tem causado prejuízos incalculáveis, ao mesmo tempo tem fortalecido o senso de coletividade. “As campanhas que reforçam a mensagem do consumo local têm sido fundamentais em atenuar um pouco os impactos”, comenta João. “É muito legal ver clientes nos recomendando e pedindo a amigos que consumam de pequenos negócios. Somos muito gratos por todo o apoio”.

Os pedidos do Carú Café podem ser feitos através do site deles ou na loja no iFood. A loja atende via delivery ou com sistema de retirada. Confira o menu completo do Carú aqui.

Este é o segundo artigo de um especial que publicaremos esta semana sobre locais que prezam por uma alimentação de verdade. Ontem já contamos a história da Artesano.  A série foi inspirada na Feira Sabor Nacional, que se encerra hoje.


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