VOCÊ ESTÁ LENDO

Vida de crianças escravas é retratado em best-sell...

Vida de crianças escravas é retratado em best-seller nigeriano

vida-criancas-escravas-livroA escritora Abi Daré cresceu em uma parte de Lagos, na Nigéria, onde a maioria das famílias, incluindo a dela, tinha empregadas de até oito anos de idade que trabalhavam o dia todo. Muitas vezes, essas meninas eram espancadas e não frequentavam a escola. Foi apenas quando adulta que ela percebeu que as chamadas “meninas domésticas” eram fundamentalmente crianças escravas.

“Eu tinha perguntas enquanto estava crescendo, mas não eram perguntas que eu necessariamente expressava porque era a norma. Ainda está acontecendo”, disse a escritora de 38 anos à Thomson Reuters Foundation por telefone de sua casa em Londres.

O romance de estreia de Daré, “The Girl with the Louding Voice”, imagina a vida através dos olhos de uma dessas meninas domésticas. O livro acompanha uma garota de 14 anos, chamada Adunni, que sonha em ir à escola.

Lançado em fevereiro, o livro foi aclamado pela crítica e entrou para a lista dos 10 mais vendidos do New York Times em três semanas. Mais importante ainda, o livro provocou debates por toda a Nigéria.

A autora comenta que, se for possível humanizar Adunni (a protagonista do livr) e vê-la como uma garota que tem sentimentos, pensamentos, opiniões e sonhos, isso causará um pouco de reflexão e levar a uma mudança cultural.

Crianças escravas: uma realidade na Nigéria

Apesar das leis contra isso, o trabalho infantil é generalizado na Nigéria e o emprego de meninas como empregadas domésticas é uma das formas mais comuns, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Diversas “meninas domésticas” trabalham para famílias de classe alta e média em cidades de todo o país, longe de suas próprias casas na zona rural da Nigéria ou em países vizinhos como o Benin.

Daré às vezes ouvia pessoas espancando criadas quando ela era criança. Quando começou a pesquisar, encontrou relatos disseminados de abuso físico e sexual de crianças escravas em jornais e nas mídias sociais.

As cenas em que sua personagem Adunni apanha foram as mais difíceis de escrever. A autora tentou equilibrá-las, tornando a protagonista engraçada e otimista. “Ela passa por coisas horrendas! Mas eu escrevi acreditando que tinha que contar a história”, afirmou Daré.

O livro ainda não foi traduzido para o português, mas pode ser encontrado em inglês na Amazon. A dica é aproveitar a quarentena para colocar a leitura em dia.


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »