VOCÊ ESTÁ LENDO

Rota das Emoções: aventura, gastronomia e descober...

Rota das Emoções: aventura, gastronomia e descobertas no Nordeste

“Viver a Rota das Emoções é responder um chamado”. Essa é uma das frases do vídeo que republicamos abaixo e que apresenta um pouco mais desse destino turístico. Destinos, melhor dizendo: atravessando os estados nordestinos do Ceará, Piauí e Maranhão, a Rota das Emoções oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local.

Rota das Emoções: mais do que destinos deslumbrantes

A Rota das Emoções é um roteiro no nordeste brasileiro que, ao longo dos 500 km de percurso, passa pelo Ceará, Piauí e Maranhão. São 14 municípios visitados no total. São eles:

  • Ceará: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz;
  • Piauí: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Barra Grande);
  • Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia, Santo Amaro do Maranhão.

Mais de 70.000 pessoas foram atendidas por agências parceiras e visitaram a Rota das Emoções nos últimos 4 anos. A média de permanência é de 8 a 15 dias.

Sempre focada em ações de promoção do turismo sustentável com responsabilidade socioambiental, a Rota das Emoções se caracteriza por unir três unidades de conservação âncoras paradisíacas. São eles:

  • Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará;
  • APA do Delta do Parnaíba, no Piauí;
  • Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

Por isso, a palavra que nomeia a Rota das Emoções é “plural”. O passeio remete à emoção indescritível de visitar três unidades de conservação ambiental num único roteiro. Os outros destinos do roteiro possuem riquezas naturais singulares, levando o visitante a ter contato, a partir do litoral, com a cultura local. As particularidades de cada estado são descobertas pelos visitantes, e que tornam essa experiência inesquecível!

Aspectos de Destaque

rota-das-emocoes-01

Os 14 municípios

A Rota contempla 14 municípios com perfil de desenvolvimento e atrativos muito diferentes. Essa diferença se completa e forma um produto único que oferta locais badalados, paradisíacos, pacatos, simples, requintados e rústicos.

Diversidade de atrativos para todos os públicos

A Rota das Emoções tem experiências em todos os segmentos. De atividades de ecoturismo, sol e praia, e aventura, até turismo gastronômico com muita variedade, que vai de comidas típicas de cada estado até pratos da culinária internacional. Para aqueles que querem sossego, tem praia e muita beleza para contemplação. Aos que preferem mais agitação, tem esportes e aventuras ao longo de toda a Rota. Sem contar a diversão por todos os lugares.

Qualificação dos serviços

As empresas da Rota das Emoções estão em constante processo de qualificação. Para atender os visitantes, buscam soluções inovadoras e respeito aos princípios da sustentabilidade. Prova disso, é o Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções. A iniciativa rendeu à Rota a inclusão no Mapa de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro, lançado pelo Ministério do Turismo e Braztoa. A Rota das Emoções conta com 290 meios de hospedagem, 341 bares e restaurantes, 65 agências receptivas preparadas para atender grupos e turistas individuais.

Novos empreendimentos

A cada temporada surgem novos meios de hospedagem e alimentação na Rota das Emoções. Cada negócio é dirigido aos mais diversos públicos: de pousadas de charme com alta gastronomia a espaços descolados para quem busca uma viagem mais simples e despojada. Sempre tem novidade.

Roteiros e passeios

Os agentes receptivos da Rota das Emoções promovem novos roteiros adaptados às necessidades dos clientes. Essa solução foi pensada para um mercado cada vez mais exigente e com perfis distintos de turistas. É possível encontrar passeios com guias especializados e habilitados, nos mais diversos tipos, como buggy, 4×4, catamarã, lancha rápida, fazendo trilhas, a cavalo ou de bike.

Esportes

Para os praticantes de esportes, a Rota das Emoções oferece muita diversão. O destaque fica para os esportes náuticos, como o kitesurf nas praias do Preá (CE), Barra Grande (PI), Atins e Santo Amaro (MA). É crescente, ainda, a prática do hiking e trekking, principalmente nos Lençóis Maranhenses. A recompensa para quem decide trilhar pelas suas dunas é a possibilidade de se refrescar nas inúmeras lagoas de água doce.

Para maiores informações, confira o site da Rota das Emoções aqui.

 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »