VOCÊ ESTÁ LENDO

Nunavut é pérola do Ártico

Nunavut é pérola do Ártico

Moldada para arrebatar o coração daqueles que são autênticos aventureiros por natureza, Nunavut, no Canadá, é, definitivamente, um território cercado de desafios por todos os lados. E não são desafios quaisquer. Deslizando de barco pelos mares do Ártico, as baixas temperaturas caem no esquecimento quando ao viajante é reservada a experiência de apreciar as montanhas que delimitam as ilhas de Baffin e Bylor, ou congelar o olhar diante da majestade dos icebergs. Como verdadeiros imperadores, os blocos de gelo, em tons de azul e branco intenso, exigem respeito de quem chega aqui para aprender a desbravar um ambiente natural, contribuindo para a conservação de um local que está praticamente intocado.
placas
Originalmente endereço para os povos inuítes – cidadãos indígenas esquimós –, Nunavut está oficialmente no mapa canadense desde 1999 e busca atrair turistas de todas as partes, garantindo seu espaço no turismo mundial, através de realidades únicas. Afinal, em apenas um dia, é possível escolher escalar paredões de gelo ou se aventurar num mergulho por essas águas para lá de geladas. Melhor do que isto? Tomar uma golada d’água a partir de algum iceberg. Ainda que o gelo se coloque como a principal atração para os olhares curiosos, dentro do mar estão outras novidades de grande porte, já que é bastante comum avistar por aqui baleias belugas, baleias da Groenlândia, narvais, ursos polares, focas e morsas.
urso
Enquanto que em chão firme estão veados e os boi-almiscarados. Contudo se você possui um perfil menos aventureiro, na capital Iqaluit reserve tempo para conhecer a Catedral Anglicana de São Judas e o Museu Nunatta Sunakkutaangit que revela alguns artigos da cultura dos inuítes. Aliás, nem pense em dispensar um papo com um verdadeiro inuíte para compreender como é viver em um lugar em que os índices dos termômetros são sempre negativos, mesmo que o sol nunca se ponha. Sim, luz durante o dia e à noite, sonhos iluminados por raios solares. Vamos?
passaro

Para saber mais:
Canadá Turismo www.canada.travel

Fotos: Johannes Zielcke, Derrick Midwinter, Steve Sayles e sbergeron08


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »