VOCÊ ESTÁ LENDO

Mariana Aydar conta a história do forró em web sér...

Mariana Aydar conta a história do forró em web série documental

“Na veia nordestina, eu tenho a minha visão / Carrego emprestada a força do sertão…”. É assim que Mariana Aydar, cantora e compositora paulistana, resgata a história do forró e da música nordestina. A sua paixão por esse estilo musical é o eixo norteador de “Veia Nordestina” (Natura Musical), projeto que foi lançado ao longo de 2019 dividido por EPs e formam um disco de mesmo nome.

Além do álbum produzido por Marcio Arantes, Aydar também lançou um minidocumentário dividido em quatro episódios que abordam a história do forró. A web série foi dirigida por Dellani Lima e Joaquim Castro, parceiros de Mariana no comando do documentário Dominguinhos (2014).

As 12 faixas do álbum “Veia Nordestina” misturam ritmos como xote, pagodão, arrocha, frevo, galope, kuduro e rastapé. Este é o quinto álbum de estúdio de Mariana e o primeiro dedicado integralmente à cultura nordestina.

Modo de vida

Mariana conta que o forró, para ela, é um modo de vida. “Minha primeira banda profissional foi de forró, meus primeiros vinis, meu primeiro beijo, minha filha é fruto do forró e agora, finalmente, nasce o meu primeiro disco de forró. Um forró feito do meu jeito”, contou a cantora.

Passando pelas festas populares brasileiras como o Carnaval e o São João, o disco traz experiências sensoriais que transportam quem ouve para o universo multicultural do nosso país. Isso acontece em “Se Pendura”, “São João do Carneirinho” e “Forró do ET”, que tem participação da madrinha de Mariana no forró, Elba Ramalho.

O disco apresenta músicas que mostram a força e liberdade de escolha das mulheres, quebrando pensamentos machistas e patriarcais e elevando o empoderamento feminino como um dos temas principais. Em “Triste, Louca ou Má”, regravação da banda Francisco, El Hombre, Mariana escolheu a amiga e grande inspiração ativista, Maria Gadú, para dividir os vocais. Em “Condução”, Mariana canta sobre a mulher que conduz na dança da vida.

Questionar o público sobre o atual momento vivido no Brasil e no mundo, contestar o retrocesso que nos rodeia, dizer sim à diversidade em todas suas formas, tons e gêneros, também são temas presentes em Veia Nordestina em músicas como “Na Boca do Povo”, na mistura envolvente de samba com forró.

mariana-aydar-conta-a-historia-do-forro-em-web-serie-documental-01História do forró

O projeto “Veia Nordestina” foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2018, com o apoio da Lei Rouanet. “A música é uma das grandes expressões da Natura desde 2005, quando criamos o Natura Musical”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Acreditamos na sua força para conectar pessoas, valorizar a criatividade brasileira, reverberar a diversidade e inspirar um mundo melhor”.

Paiva ainda comenta que é possível identificar esses fatores no novo disco de Mariana Aydar. Nele, a artista revisita gêneros como o forró e o xote e apresenta versões que geram identificação e conexão com diferentes públicos.

“Os temas deste projeto são muito de dentro do meu sertão, todo mundo tem o seu próprio sertão: suas tristezas, seus lamentos, suas questões. Onde quer que a gente esteja, não importa a região do Brasil e do mundo, a gente se encontra nesse sertão de dentro.”, conclui Mariana.

“Veia Nordestina” vem para ressignificar esse sertão, da mulher independente que conduz na dança e na vida e para tratar as principais questões do mundo moderno, transformando a tristeza em alegria, como o forró sabe bem fazer.

Confira o documentário que conta a história do forró, dividido em 3 partes:


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »