VOCÊ ESTÁ LENDO

Iphan participa da MuseumWeek 2020, festival inter...

Iphan participa da MuseumWeek 2020, festival internacional de arte e cultura nas redes sociais

Neste momento, cerca de quase metade da população mundial encontra-se confinada. Essa medida é necessária em função da emergência global provocada pela pandemia do novo coronavírus. Diante das incertezas e do luto que o país enfrenta, a cultura surge como uma oportunidade de conexão e celebração dos laços que os brasileiros. Com o objetivo de transmitir e promover o Patrimônio Cultural Brasileiro às populações em isolamento, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participa da MuseumWeek 2020. O evento cultural respaldado pela Unesco celebra a arte e a cultura através das redes sociais.

Com o tema união, a MuseuWeek 2020 começou ontem, 11.05, e vai até o próximo domingo, 17.05. A proposta do festival é simples: sete dias e sete temas que inspiram instituições a compartilharem conteúdo sobre o seu trabalho nas redes sociais. Neste ano, as propostas refletem assuntos relevantes em meio à crise sanitária mundial.

Programação da MuseumWeek 2020

No dia 11 de maio, os trabalhadores que trabalham na linha de frente da luta contra a COVID-19 serão homenageados com a hashtag #HeroisMW. Depois, no dia 12, #CulturanaQuarentenaMW, inspirado na iniciativa do Museu Getty (#ArtInQuarantine), convida as pessoas em confinamento a recriar obras de arte a partir de objetos e pessoas de sua própria casa. Já no dia 13, será a vez do tema principal da Museum Week, #JuntosMW, um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos: “Sozinhos, vamos rápido; juntos, vamos mais longe”.

O dia de relembrar exposições, eventos culturais e melhores momentos em museus e instituições afins será celebrado em 14 de maio, com #MomentosMuseuMW. O dia 15 será dedicado às mudanças climáticas com o #ClimaMW, e, no dia 16, será utilizada a hashtag #TecnologiaMW, dedicada às iniciativas on-line que permitem a criação de laços entre as pessoas. A semana terminará no dia 17, com um dia dedicado a #SonhosMW, que incentiva o compartilhamento de planos, projetos e sonhos de construir um futuro melhor.

No Iphan, as ações se desenrolarão nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e YouTube. O Instituto trabalhará conteúdos envolvendo o Patrimônio Cultural Brasileiro a partir de diferentes perspectivas, buscando a interação com seus seguidores nos meios digitais.

Sobre a iniciativa

Lançada em 2014 graças a uma parceria de 12 museus franceses que visava a promoção dessas instituições, a MuseumWeek cresceu e rapidamente chegou aos cinco continentes, acolhendo instituições de cultura, artes e ciências.

Em 2019, o evento reuniu mais de 6 mil instituições culturais de mais de 100 países, criando um engajamento com mais de 60 mil pessoas. Espera-se que, devido ao isolamento social, o número de participantes seja ainda maior.

iphan-participa-da-museumweek-2020-festival-internacional-de-arte-e-cultura-nas-redes-sociais


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »