VOCÊ ESTÁ LENDO

Conservação da Matriz do Divino Pai Eterno de Trin...

Conservação da Matriz do Divino Pai Eterno de Trindade (GO) é concluída

A população e os visitantes de Trindade (GO), um dos principais destinos turísticos religiosos do Brasil, já podem voltar a visitar a Igreja Matriz do Divino Pai Eterno. Isso ocorre após a recuperação de sua estrutura. O templo recebeu uma obra de salvamento emergencial conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A instituição é vinculada ao Ministério do Turismo. As obras tiveram um investimento de R$ 826 mil do governo federal.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que a preservação de patrimônios culturais favorece o crescimento do setor no país. “O turismo religioso tem grande capilaridade no Brasil. Por isso, buscamos levar cada vez mais investimentos para estes locais. A nossa estratégia envolve aliar a preservação da história e da cultura. Também procuramos garantir uma boa infraestrutura para os turistas e moradores das cidades”, observa.

A obra foram executada nos últimos seis meses. Ela contou com serviços de consolidação estrutural, substituição de suportes desgastados nas duas torres que compõem a Igreja, imunização para combate a cupins e outros agentes biológicos. A pintura externa e interna do edifício também foi retrabalhada. A intervenção teve como objetivo a preservação do templo. Isso garantirá condições seguras de utilização por religiosos e devotos, bem como a proteção dos valores culturais do monumento.

Matriz de Trindade é tombada

Tombada pelo Iphan e pelo Governo de Goiás, a Matriz foi inaugurada em 1912. A Igreja está localizada na Praça do Santuário. A área é a mesma em que garimpeiros encontraram o medalhão com a ilustração da Santíssima Trindade, às margens do Córrego Barro Preto. Foi aí que se deu origem à forte devoção na cidade. Isso criou a relação direta do templo com a Festa do Divino Pai Eterno. Devotos que participam da celebração têm a tradicional Matriz como ponto de encontro, peregrinação, visitação e missas.

A Igreja também concentra fiéis que participam da Romaria de Carros de Bois, celebração reconhecida, em 2016, como Patrimônio Cultural do Brasil e uma das manifestações mais expressivas da Festa do Divino Pai Eterno. O foco da Romaria é em Trindade, mas milhões de devotos saem, anualmente, de diversas cidades de Goiás e de estados próximos, do Centro-Oeste e do Sudeste, para agradecer bênçãos recebidas, pagar promessas e pedir proteção. Neste ano de 2020, quando a devoção completa seus 180 anos na região, a Festa do Divino teve de ser cancelada, devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, a obra de consolidação da Matriz de Trindade é fundamental no sentido de preservar a história do Brasil e devolver à sociedade patrimônios prontos para uso. “Os nossos esforços visam recuperar e manter as riquezas históricas e artísticas do nosso país, como a Igreja do Divino Pai Eterno”, comenta.

conservacao-da-matriz-do-divino-pai-eterno-de-trindade-go-e-concluida


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »