VOCÊ ESTÁ LENDO

Conheça algumas das bibliotecas mais descoladas do...

Conheça algumas das bibliotecas mais descoladas do mundo

No dia 23 de abril, Dia Mundia do Livro, que tal conhecer as bibliotecas mais descoladas do mundo? Existe estilo, arquitetura, história e beleza para todos os gostos. E tenha certeza: você vai se impressionar com várias dessas construções, que são espaços incríveis para uma boa leitura.

Neste post, separamos as 10 bibliotecas mais descoladas do mundo. Vamos lá?

Biblioteca George Peabody – Baltimore, EUA

as-bibliotecas-mais-descoladas-do-mundo

A Biblioteca George Peabody é impressionante! Muitos a chamam de catedral de livros pela sua arquitetura neoclássica. A construção foi concluída em 1878 e abriga uma coleção de mais 300.000 volumes. Os principais assuntos disponíveis são arte, história e literatura em língua inglesa.

A biblioteca, localizada na cidade de Baltimore, conta com um átrio de cinco níveis. O seu piso é de mármore preto e branco, e a construção possui sacadas de ferro fundido ornamentais e colunas douradas. É quer saber de uma curiosidade? Muitas pessoas fazem casamentos e eventos privados especiais por lá. Legal, né?

Biblioteca Nacional da China – Pequim, China

Essa, com certeza, é uma das bibliotecas mais descoladas do mundo! Com uma coleção de mais de 31 milhões de itens, a Biblioteca Nacional da China está localizada em Pequim e é a maior biblioteca da Ásia. E não é só o material de leitura que é impressionante. Um dos lugares que mais chama a atenção e é frequentado pelas pessoas é a sala de estudo de quatro níveis. Esse espaço está regularmente lotado de estudantes preparando-se para as provas da universidade.

Biblioteca do Trinity College – Dublin, Irlanda

Os salões da Biblioteca do Trinity College de Dublin parece que saíram de um filme. A construção do século 18 inspirou, inclusive, o design de produção de um dos filmes da saga Star Wars. Essa biblioteca também abriga diversas obras importantes, como o Livro de Kells, um manuscrito com os primeiros quatro evangelhos do Novo Testamento da Bíblia.

Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro, Brasil

as-bibliotecas-mais-descoladas-do-mundo

O Real Gabinete Português de Leitura é uma das bibliotecas mais descoladas do Brasil! Ela foi idealizada em 1837 por imigrantes portugueses no Rio de Janeiro. Cinco anos depois, a ideia se tornou realidade quando eles abriram as portas para a população em geral. O acervo da biblioteca é considerado o maior e mais valioso com a maior coleção de literatura portuguesa fora do país de origem.

Esse é um ponto turístico imperdível no Rio. O Gabinete de Leitura mantém sua herança nas paredes de dentro e de fora da construção, com uma fachada feita de pedra calcária que foi transportada de Lisboa.

Biblioteca da Cidade de Stuttgart – Stuttgart, Alemanha

A Biblioteca da Cidade em Stuggart é uma estrutura de 9 andares impressionante! Essa construção alemã brilha como um cubo mágico de vidro perolado durante o dia. Ao pôr-do-sol, ela resplandece com a luz alaranja. E ao anoitecer, irradia iluminado com luzes azuis. A arquitetura desta biblioteca é única. Existe um forte contraste entre o seu exterior, que possui tons de cobalto, e o interior, projetado quase inteiramente em branco puro. O destaque se dá pelo colorido das prateleiras lotadas de livros e pelo movimento dos visitantes.

Biblioteca Pública de Nova Iorque – Nova Iorque, EUA

A Biblioteca Pública de Nova Iorque possui o quarto maior sistema do mundo. Ela é tão grande e tem tantos livros que existem 93 filiais diferentes, que estão espalhadas por Manhattan, Bronx e Staten Island. A mais majestosa de todas as instituições é a filial central, que está localizada na Quinta Avenida. Ela é tão famosa por sua coleção de livros e por aparecer em vários filmes e séries, como Os Caça-Fantasmas, Bonequinha de Luxo e Seinfeld.


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »