VOCÊ ESTÁ LENDO

5 passos para amar São Luís e os Lençóis Maranhens...

5 passos para amar São Luís e os Lençóis Maranhenses

1. Visite o Centro Histórico de São Luís
Acompanhado de um guia turístico preparado, a visita ao centro histórico da cidade rende uma senhora aula de história. Com cerca de quatro mil imóveis – o maior conjunto arquitetônico de origem portuguesa da América Latina – em 1997, o lugar  foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade. Se perca pelas ruelas, veja os telhados de cima e aprecie os azulejos de origens francesa, alemã, espanhola e, obviamente, portuguesa. Hoje o centro histórico vem passando por uma providencial – e muito necessária – revitalização. O resultado desse trabalho já pode ser visto numa parte do bairro.
BTN_9_Rapha_Aretakis (1 de 3)
Detalhe do centro histórico de São Luís

2. Vá até Raposa, compre rendas e passeie de biana
Lugarejo conhecido por abrigar a maior colônia de pescadores do Maranhão, Raposa é famosa por suas rendas de bilro. De lá também partem os passeios de bianas (barcos de pesca) às chamadas Fronhas Maranhenses, um aperitivo dos Lençóis, eu diria.

3. Para começar, não deixe de provar o peixe na brasa, nem o doce de espécie e Jesus, refrigerante mais famoso da região
Tópico basicamente autoexplicativo, mas vamos lá! O pescado por lá é abundante, portanto, é praticamente impossível se desvencilhar da iguaria. No meu caso, que adoro peixe e frutos do mar, foram dias inesquecíveis de boa mesa. Peixe na brasa com farofa, vinagrete, arroz e pirão, comida simples, mas cheia de sabor e afeto. Também é possível provar delícias preparadas por chefs internacionais, mas claro, usando ingredientes da terra. Um passeio pelo mercado central te coloca cara a cara com diversos pratos e ingredientes da culinária local.

4. Passeio de barco pelo Rio Preguiças
Uma vez em Barreirinhas, se deixe levar por um passeio de barco inesquecível pelo Rio Preguiças. Aprecie o pôr-do-sol no rio. Almoce na bucólica Caburé. Veja os macacos em Vassouras. Beba alguma coisa, celebre a vida. Esse é um momento único. De cima do Farol Preguiças, em Mandacaru, aviste o mar, o rio, os pequenos e grandes Lençóis.
BTN_9_Rapha_Aretakis (2 de 3)
Passeio pelas dunas é imprescindível

5. Lagoas dos Lençois Maranhenses
No Parque Nacional dos Lençois Maranhenses deixe a emoção tomar conta da viagem. Testemunhe a grandiosidade da nossa natureza, é impossível não ficar tocado. Escolha uma lagoa para chamar de sua e, depois de uma caminhada dura, dê mergulhos recompensadores.

Repita os 5 passos acima quantas vezes puder e quiser. O Maranhão é lugar para se voltar sempre.

Para saber por onde ando acesse: www.raphanomundo.com


Rapha Aretakis é travel writer e criadora do Raphanomundo. Recifense, acredita que o mundo é muito grande para continuar parada no mesmo lugar. Hoje vive em Curitiba após temporadas em Stuttgart, Berlim e São Paulo. www.raphanomundo.com

Deixe um comentário

comentários

INSTAGRAM
SiGA A GENTE
Translate »