VOCÊ ESTÁ LENDO

Porto de Galinhas: destino de mergulho

Porto de Galinhas: destino de mergulho

Um dos locais mais bonitos e intocados do Brasil, Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Pernambuco, é ideal para quem ama as belezas escondidas no mar. Com clima ensolarado – praticamente 365 dias por ano –, a região conserva águas transparentes que se transformam numa espécie de aquário natural, que tem a Costa dos Corais como ponto alto. Ali, ricos ecossistemas vivem em harmonia. Tamanha conservação faz dessa formação coralina uma das mais importantes do mundo, espalhada por 185 quilômetros de faixa litorânea, entre os litorais sul de Pernambuco e norte alagoano, passando pelo município do Ipojuca. Concebidos pelo acúmulo de esqueletos calcários de corais e de certas algas, os recifes abrigam uma infinidade de espécies de peixes, moluscos, crustáceos, cnidários e algas.
porto galinhas um
Quem escolhe mergulhar em Porto de Galinhas tem o privilégio de encontrar a beleza da biodiversidade marinha, exemplificada por lagostas, peixe-pedras, polvos, linguados, moreias, arraias, dentões, tartarugas, ciobas e até tubarões. Em dias de maré baixa, entre 0,1 m e 0,2 m de altura, os recifes de corais podem ser admirados da altura dos joelhos, em meio às águas transparentes. “Nestes períodos, os turistas não podem deixar de alugar equipamento de mergulho para ver a impressionante cena debaixo d’água. Um espetáculo à parte”, diz Otaviano Maroja, presidente do conselho do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.
porto galinhas dois
Entre as principais áreas de mergulho estão Pedra do Ada, Poço da Paixão, Gonçalo Coelho, Galeão, Taçaiba e Navio do gás. Em função da sedimentação excessiva, da poluição e da pesca predatória que ameaçam o ecossistema local, o governo federal criou, em 1997, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha do Brasil.

Para saber mais:
www.ahpg.com.br

Fotos: Vinícius Lubambo e Ricardo Mendonça Ferreira


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »