VOCÊ ESTÁ LENDO

Teresa Perez lista todas as tendências para 2016

Teresa Perez lista todas as tendências para 2016

O carnaval passou, a Páscoa passou, os eventos de turismo chegam para se apresentar, então, é sinal de que enfim o ano começou. Antecipando-se e, ao mesmo tempo, preparando os turistas para uma nova jornada, a agência de turismo de luxo, Teresa Perez listou 15 tendências para a cena turística, destacando pontos como o turismo interno em virtude da economia brasileira, bem como, a nova característica do viajante, que escolhe experiências específicas, como gastronomia de excelência.

1.Brasil em destaque
Com a cotação elevada do dólar e do euro, é hora de redescobrir o país. Para as viagens nacionais, os destaques são as praias mais rústicas do Nordeste, como Jericoacoara (CE), que traz uma combinação de dunas, mar calmo, lagoas e mangues. Outros pontos altos para os amantes da natureza são Bonito (MS), com suas águas cristalinas que invadem lagos, grutas e rios, além da Amazônia, que conta com novas e excelentes opções de hospedagem. Um exemplo é Cristalino Lodge, no município de Alta Floresta, que receberá em junho um grupo especial organizado pela Teresa Perez Tours, com o chef Ivan Ralston (uma estrela pelo Guia Michelin), que desvendará os sabores amazônicos em aulas e passeios pela floresta.

2. África do Sul foodie
Com um novo voo direto entre São Paulo e Johanesburgo (TAM), o destino entrará na rota de muita gente apaixonada por culinária. Considerado uma meca foodie, o país oferece ótimas vinícolas, restaurantes e mercados gastronômicos na cidade e também em Cape Town e Franschhoek.

3. Austrália: riqueza natural
O país entrou de vez no mapa dos brasileiros. A nova hotelaria local garante experiências inesquecíveis. Destaque para os roteiros combinados com a Tasmânia, lar de imensa biodiversidade e, também, de um dos museus de arte contemporânea mais incríveis do mundo. Para celebrar a riqueza do destino, a agência acaba de lançar um guia que desvenda todas as suas regiões, o The Traveller Guide Austrália.

4. Nova Zelândia 5×1
A Nova Zelândia também promete ocupar o lugar de destaque nas wishlists de viagens de muita gente, unindo gastronomia, ótimos vinhos e natureza exuberante, que é palco de muita aventura. O destaque neste quesito é o que os neozelandeses chamam de 5×1, um dia dedicado a cinco atividades radicais pelo país, tudo feito em menos de 6 horas.

5. Colômbia das praias e metrópoles
O país desponta como o principal destino da América Latina a receber grandes investimentos de redes de alto padrão, como a canadense Four Seasons. Cartagena, com os vilarejos e praias que encantavam o escritor Gabriel Garcia Márquez, disputam a atenção dos visitantes com metrópoles vibrantes como Medellín e Bogotá. As fazendas de café da região montanhosa do país também garantem experiências inesquecíveis.

6. Peru com o novo explora
O destino deve ganhar ainda mais adeptos e repeaters com a abertura do aguardado hotel explora no Vale Sagrado. Como já faz no Chile, o explora vai privilegiar a aventura e as atividades como trekking e bike pela região dos Andes.

7. Uruguai e seu lifestyle
Apesar das diversas atividades e infraestrutura de Punta del Este, o brasileiro está cada vez mais interessado nas pequenas cidades e vilarejos uruguaios, para vivenciar o lifestyle liberal e a incrível cidadania do país.

8. Ásia: Japão, Filipinas e Índia
A Teresa Perez Tours continua a apostar no continente: o Japão foi sua principal tendência em 2015 e se mantém como um dos melhores destinos locais, com atrações menos óbvias, como a ilha de Naoshima, um imenso acervo de arte contemporânea. As praias das Filipinas também entram na lista, com seus novos e belos hotéis, além dos ashrams (retiros espirituais) indianos, com foco no Rishikesh, escolhido pelos Beatles em sua histórica incursão pelo país.

9. Oriente Médio: história no Irã e arte em Abu Dhabi
Dois destinos completamente diferentes vão atrair a atenção dos visitantes em 2016. O primeiro é o Irã, que tem apelo para aqueles que buscam aventura e história, e deve receber grandes redes hoteleiras de alto padrão em breve. O outro é Abu Dhabi, que além de voos diretos para o Brasil, passa a concorrer de igual para igual com Dubai em atrações com a abertura dos novos Guggenheim e Louvre, na que promete ser a ilha de museus mais famosa do mundo.

10. Leste Africano e Madagascar: reservas sagradas
Além de novos lodges no Quênia e na Tanzânia, os gorilas de Uganda atraem cada vez mais visitantes ao leste africano. A Teresa Perez Tours indica reservas como a Saburu, que abriga as tribos de mesmo nome, e Laikipia, na área próxima ao Monte Quênia, considerada sagrada. Madagascar também começa a ganhar mais adeptos. O destino é o mais rústico de todas as ilhas do Índico, o que é compensado pela enorme exuberância de florestas e de animais, que só são encontrados lá.

11. EUA: Chicago, Califórnia de motorhome e festivais
Chicago é uma cidade a ser descoberta pelos brasileiros. Conta com um excelente cenário cultural, com programação que não deixa nada desejar a Nova York, e compras. Um destaque é o Chicago Art Institute, considerado um dos melhores museus do mundo. Já na Califórnia, as tendências são as viagens em motorhome, cada vez mais procuradas por famílias e grupos de amigos que querem desbravar os famosos parques americanos. Os festivais de música da região, destaque para o Coachella, também atraem cada vez mais brasileiros.

12. Europa: centro, leste e a nova Itália
O centro e o leste europeu começam a atrair cada vez mais viajantes: na Áustria, Viena oferece excelentes museus com poucas filas, enquanto Salzburg traz um icônico festival de música clássica. Na Polônia, a cidade de Wroclaw deve atrair cada vez mais interessados em viagens com foco em história, em especial na Segunda Guerra Mundial. A Romênia, também deve ganhar bastante atenção dos brasileiros que buscam uma Europa “diferente”, em roteiros país vão além das lendas imortalizadas por Bram Stoker. Já na clássica Itália, a Puglia desponta com nova hotelaria e possibilidade de atividades em família ou grupos de amigos, ideal para os amantes da combinação bicicletas, vinhos e gastronomia.

13. Private Jets: trajetos facilitados
É cada vez maior a tendência de amigos e famílias que alugam jatos para traçar uma rota específica. Há também uma enorme oferta de viagens em jatos privados com foco em interesses específicos como arte e história, promovidas por redes como a Aman Resorts (pela Ásia) e o Four Seasons (cobrindo a Europa).

14. Voluntarismo: viagem com uma causa
Muitos brasileiros estão buscando experiências como voluntários durante as viagens. É possível realizar trabalhos nas mais diferentes áreas em diversos continentes. A África, a América do Sul e a Ásia oferecem oportunidades de trabalhos sociais, com duração curta, que podem ser combinados com a experiência de viagem.

15. Hotéis gastronômicos
África, EUA e Europa já contam com uma série de hotéis charmosos com fazendas orgânicas, em que o cuidado com o que é servido é levado a sério. Em alguns deles, ao invés dos amenities tradicionais, pães e iogurtes frescos são deixados aos hóspedes com simpáticas notas dos produtores. Os visitantes são convidados a experimentar e a participar da colheita de ingredientes para todas as refeições.

Para saber mais:
teresaperez.com.br

Foto: Carol Lin


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »