VOCÊ ESTÁ LENDO

6 hotéis históricos no Brasil para conhecer e revi...

6 hotéis históricos no Brasil para conhecer e reviver o passado durante a estadia!

Infelizmente ainda não estamos aptos a desafiar os limites lógicos da física para viajar no tempo e visitar o passado. Muito menos a bordo de um Delorean, assim como fizeram o jovem Martin Mcfly e o icônico Doutor Brown, no filme De Volta Para o Futuro, de 1985. Mas mesmo sem máquina do tempo, nada nos impede de conhecermos o passado bem de pertinho visitando museus, ruínas e importantes construções históricas, como estes 6 hotéis brasileiros que esbanjam vivência e tradição.

1-    Pestana Convento do Carmo, Salvador/BA

Localizado no chamado centro histórico de Salvador, no célebre bairro do Pelourinho, o hoje Pestana Convento do Carmo, primeiro hotel historio de luxo do país, carrega em seus muros e paredes o testemunho dos séculos.Erguido em 1586 pela Ordem Primeira dos Freis Carmelitas e finalizado somente em 1730, a construção alia o charme arquitetônico colonial brasileiro com um vasto e exclusivo acervo de obras de arte com mais de 1.500 peças, variando entre imagens sacras, ourivesarias, pratarias, roupas antigas bordadas a ouro, móveis e dois claustros. O conjunto do Carmo é constituído pela Igreja do Carmo, duas capelas e um museu.

2-    Fazenda Capoava, Itu/SP

Com quase três séculos de existência, esta charmosa fazenda, situada na bela região de Itu, interior de São Paulo, oferece aos seus visitantes e hóspedes uma verdadeira imersão cultural histórica, passando por importantes períodos, como o engenho do açúcar e o ciclo do café. Destaque para a casa sede – onde é possível se hospedar em chalés anexos -, construída em taipa de pilão e erguido ao melhor estilo bandeirista.

3-    Copacabana Palace, Rio de Janeiro/RJ

Construído em 1923 pelo empresário Octávio Guinle e projetado pelo arquiteto Francês Joseph Gire, que buscou inspiração em duas importantes construções hoteleiras da Riviera Francesa para desempenhar o seu projeto, este renomado hotel carioca, Patrimônio Histórico Nacional e símbolo do Rio de Janeiro, é um dos hotéis mais famosos e luxuosos do Brasil. O empreendimento, inclusive, é um dos responsáveis por impulsionar a expansão urbana de Copacabana na década de 20.

4-    Brasília Palace, Distrito Federal/DF

Inaugurado antes mesmo que a própria capital federal pudesse existir para o mundo, o arrojado Brasília Palace carrega em seus traços a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, que o projetou em 1957 para abrigar os engenheiros, técnicos e arquitetos que mais tarde viriam a construir Brasília, no fim da década de 50. Bastante procurando por diversos artistas, diplomatas e famosos, o hotel ficou fechado por mais de 20 anos após sofrer com um incêndio em 1978. Em 2006 foi reconstruído, reaberto ao público e se tornou o primeiro hotel a receber a certificação de hotel histórico pelo Ministério do Turismo, em 2012.  

Curiosidade: Na entrada principal do hotel, é possível ver bem de pertinho o carro que transportou clandestinamente o ex-presidente Juscelino Kubitschek por Brasília pela última vez, enquanto estava com os direitos políticos casados. 

5-    Hotel Solar do Rosário, Ouro Preto/MG

Cravado na bela e histórica cidade do ouro, em Minas Gerais, este magnífico hotel, datado do século XIX, impressiona tanto pelo conjunto de portas que compõem a sua fachada, quanto pelas grades inglesas que circundam a propriedade. A exuberante vista para as igrejas locais também chamam a atenção, já que além do deslumbre, a sensação de voltar ao passado se torna ainda mais intensa.  

6-    Hotel Solar do Império, Petrópolis/RJ

 Na região Serrana Fluminense, na belíssima cidade de Petrópolis, ou Cidade Imperial, para os mais íntimos da coroa portuguesa, o imponente casarão branco na qual se situa este charmoso hotel se destaca por oferecer um quê de nobreza aos seus hóspedes. E este ar real que paira sobre o empreendimento não é à toa. Reza a lenda que durante uma reforma no palácio real da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, o casal teria se hospedado no local…  


Journalist and Tv Host

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »