VOCÊ ESTÁ LENDO

Bonecos Gigantes de Olinda, agora em Caldas Novas

Bonecos Gigantes de Olinda, agora em Caldas Novas

 Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda – Abre Unidade em Caldas Novas – Goiás

Os Bonecos Gigantes surgem na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influencia dos mitos pagãos escondidos pelo medo da inquisição. Chegam em Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco no sertão do estado.

Os bonecos sugiram da vontade de um jovem sonhador que ouvia atento as narrativas de um padre belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa.

O primeiro boneco foi às ruas da cidade durante o carnaval de 1919 com o surgimento do personagem Zé Pereira, confeccionado em corpo de madeira e cabeça de papel manche, somente no de 1929 resolveram criar sua companheira, boneca esta batizada com o nome Vitalina.

A tradição dos bonecos gigantes iniciada em Belém do São Francisco ganhou as ladeiras de Olinda em 1932, com a criação do boneco Homem da Meia Noite, confeccionado pelas mãos do artista plástico Anacleto e Bernardino da Silva, em 1937 surgiu a Mulher do Meio Dia, em 1974 foi à vez do Menino da Tarde. Daí em diante se popularizou tradição do Encontro dos Bonecos Gigantes, onde vários bonecos se entram no sitio histórico de Olinda durante o carnaval.

Em 2008, o empresário cultural Leandro Castro criou a nova geração de Bonecos Gigantes junto com equipe de artistas e a estilista Sineide Castro e também esposa. Materializaram grandes ícones da historia e cultura brasileira e personalidades mundiais.

A nova geração dos bonecos tem impressionado bastante a todos pelo grande realismo das expressões faciais e figurinos.

Em Recife os bonecos permanecem em exposição o ano inteiro na Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda localizada na Rua Bom Jesus, 183 no Recife Antigo.

Em 2017 Rosangela Marçal, profissional conhecida do mercado de turismo onde atua ha muitos anos, irmã de Leandro Castro, e também pernambucana vem a concretizar a expansão da Embaixada para Goiás na cidade de Caldas Novas. Nesta parceria surge a unidade Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda fora de Pernambuco trazendo a Caldas Novas a grande riqueza cultural de Pernambuco através dos Bonecos Gigantes.

A abertura da unidade de Caldas Novas será na segunda quinzena de setembro!

Em Caldas Novas a Embaixada e Pernambuco – Bonecos Gigante de Olinda terá a exposição dos bonecos no horário de funcionamento de segunda a sábado das 09.00 h as 18.00 h, permanecerá em exposição o ano inteiro como a de Recife.

local : rua das Nações ( av. da Feira) jardim dos turistas

tel: 64 34537138 / 64 984332019 watts

Contatos em Caldas Novas: [email protected]

Desfile dos Bonecos Selebridades - foto Ademar Filho

Desfile dos Bonecos Celebridades – foto Ademar Filho

Desfile dos Bonecos Selebridades - foto Ademar Filho

Desfile dos Bonecos Celebridades – foto Ademar Filho

DSC_5865


Journalist and Tv Host

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »