VOCÊ ESTÁ LENDO

As três Suíças do Brasil

As três Suíças do Brasil

O inverno confere um charme todo especial às cidades serranas Brasil afora. Gramado, na serra gaúcha, que é talvez o destino de inverno mais conhecido do país, recebe milhares de turistas atrás dos seus atrativos turísticos, da boa mesa, das malhas e dos chocolates. Campos do Jordão – na Serra da Mantiqueira –, com seu charme austero, tem elegância em cada canto da estância climática. Ambas as cidades, coincidentemente, atendem pelo mesmo apelido: Suíça Brasileira. O curioso – e que muita gente não deve saber –, é que existe uma outra Suiça no Brasil.
RelogioDasFlores_EudesSantana INT
Relógio das Flores na praça Tavares Coreeia em Garanhuns Crédito: Eudes Santana

Parque_RuberVanDerLinden_LuizLucas INT
Parque Ruber Van Der Linder é ponto de encontro para flores e aves raras Crédito: Luiz Lucas

A Suíça Pernambucana, Garanhuns, fica no agreste do estado – a pouco mais de 200 km de Recife – e a 842 metros acima do nível do mar. Com temperaturas mínimas médias nessa época do ano chegando aos 16 graus, não raro vemos um desfile de gorros, cachecóis, luvas e botas. O grande marco da estação mais fria do ano é o já renomado nacionalmente Festival de Inverno de Garanhuns. Desde 1990, além de projetar a cidade nacionalmente, o FIG é uma oportunidade para turistas e locais sobre aprendizado, troca e diversão através de shows, oficinas e workshops. Ademais dessa diversidade cultural, a exemplo das suas cidades-irmãs Gramado e Campos do Jordão, a gastronomia em Garanhuns não faz feio, com pratos regionais, vinhos e chocolates artesanais.
FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2014
Público prestigia programação do Festival de Inverno de Garanhuns Crédito: Pri Buhr

Assim como Garanhuns, outras Suíças devem estar escondidas Brasil afora. Vocês conhecem alguma? Eu particularmente ainda não tive o prazer de conhecer o inverno suíço, mas a julgar pelas homenagens, deve ser magnífico!

Para saber por onde eu ando acesse: www.raphanomundo.com


Rapha Aretakis é travel writer e criadora do Raphanomundo. Recifense, acredita que o mundo é muito grande para continuar parada no mesmo lugar. Hoje vive em Curitiba após temporadas em Stuttgart, Berlim e São Paulo. www.raphanomundo.com

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »